Breadcrubs
Entrevista com João “sct1” Cunha dos Doxa Gaming Prime
single

A LPLOL foi conversar com o ADCarry dos Doxa Gaming Prime, uma das equipas que conquistou recentemente o seu lugar na competição através dos Relegations, para saber um pouco mais sobre a equipa e o jogador. Quisemos saber um pouco mais sobre o percurso da equipa até aos Relegations, a sua qualificação para a LPLOL e as suas expectativas de agora em diante.

Nome: João Cunha

Nickname: sct1 (Scutt)

Idade: 20

Localidade: Famalicão

Posição: ADCarry

Como foi o teu primeiro contacto com o League of Legends?

Antes de jogar LoL jogava CS, mas um dia uns amigos convidaram-me para jogar LoL e a partir daí comecei a jogar regularmente. Fiz algumas paragens por causa dos estudos, mas mantive sempre o contacto com o jogo desde a Season 1/Season 2.

Como foi a tua entrada para o cenário competitivo português?

 Ao contrário da maioria, a minha entrada para o competitivo português foi há muito pouco tempo (cerca de 3 ou 4 meses). Era um jogador de Solo Queue normal, mas um dia encontrei o EGN Lusitanium que me convidou para fazer parte da equipa dele na altura. Depois disso fiz parte dos EGN Genesis durante algumas semanas, mas mais tarde tive de sair da equipa e fiquei algum tempo sem estar num plantel, até que o CybeReborN e o DG Sacred me abordaram para formarmos uma equipa nova. Recebemos um convite do DG Mahisto para fazermos parte da equipa dos Doxa Gaming, mais tarde o GodsClouD e o EGN Bacacórnio juntaram-se a nós e formámos assim a equipa.

Desde início que tinham como objetivo a LPLOL ou foi algo que surgiu mais tarde quando se aperceberam que tinham potencial para competir com as outras equipas?

 Sempre tivemos como objetivo a LPLOL. Na nossa mente ou conseguiamos a entrada para a LPLOL, ou então seria melhor a equipa acabar e cada um seguir o seu caminho, porque apesar de gostarmos de jogar juntos estaríamos a perder o nosso tempo.

Consideram que o percurso que fizeram desde a participação nos LPLOL Opens até aos Relegations foi importante para o crescimento da equipa?

 Penso que nos ajudou a melhorar principalmente a nível de relações entre os jogadores. A nível de jogo acho que não contribuiu muito, porque não tínhamos todos os nossos titulares, por causa das férias de Verão e não estávamos a dar o nosso melhor nos Opens.

Nos Relegations tiveram jogos renhidos contra os FTW Streaknation. Fala-nos um pouco desses jogos.

 No jogo contra os Streaknation acreditávamos que íamos ganhar. Tivemos uma boa lanning phase em todos os jogos, no entanto no segundo jogo eu e o support cometemos erros em jogadas e no terceiro jogo tivemos problemas de draft. Acreditamos que individualmente somos melhores que os Streaknation, mas falhámos a nível de macro plays e dos drafts.

O mesmo aconteceu contra os EGN Humble na Losers Bracket. Qual foi a mentalidade da equipa depois de perderem o 1º jogo do Bo3?

O nosso plano de jogo contra os Humble era forcarmo-nos na bot e na mid lane. Pensávamos que a bot lane era o elo mais fraco da equipa, mas a pick de Tahm Kench anulou-nos e eles conseguiram um bom early game, que levou á vitória.

Para o 2º e 3º jogos o nosso plano foi colocarem-me num hyper carry (tristana) e o CybeReborN devia focar-se no top e com o GodsClouD far um “tratamento Reingover + Huni” ao eliteH20.

Qual foi o sentimento quando perceberam que mesmo sendo uma equipa recente derrotaram equipas e jogadores com mais experiência no cenário competitivo português e conquistaram o vosso lugar no LPLOL?

Ficámos muito contentes com a entrada na na LPLOL, mas acreditamos que a nível individual estamos muito acima de equipas como EGN Humble e EGN Genesis e por isso o nosso entusiasmo ao derrotar essas equipas não foi muito. Encarámos essas equipas como equipas com mais experiência, mas não melhores do que nós.

Como encaram agora o desafio de enfrentarem as equipas da LPLOL na Split que tem início já neste fim de semana.

 Penso que a nível individual estamos o nível de qualquer outra equipa, exceto os K1CK, no entanto, a nível de macro plays, rotações e até posicionamento nas fights, estamos abaixo da maioria das equipas. Contudo, acho que com tempo e com treino temos potencial para chegar ao nível das equipas do topo.

Tens sido alvo de muita atenção devido ao teu desempenho como ADC, como tens lidado com isso? Consideras que estás ao nível dos top ADCarries portugueses?

Sim, pelo que tenho visto estou ao nível dos outros ADCarries portugueses e por isso é que as pessoas têm falado de mim, mas ainda não demonstrei tudo de mim, porque em competitivo ainda posso mostrar algumas falhas. A nível de mecanicas provavelmente sou o melhor ADCarry português, mas a nível de macro plays e posicionamento ainda tenho falhas.

Tens algum jogador nacional e/ou internacional que te sirva de referência?

 A nível nacional o Kepe sempre se destacou muito. O Kepe é aquele ADC que sempre que o via a jogar aprendia sempre alguma coisa e na minha opinião ainda estava muito acima dos outros ADCs portugueses. Em relação aos restantes, o Minitroupax e o AlternativeX são muito bons mecanicamente, o Afm12 tem um posicionamento muito bom… São grandes jogadores, mas são alcançáveis. Já o Kepe estava um nível acima. Internacionalmente tento acompanhar o Uzi, que para mim é o melhor ADC na laning phase do mundo.

Como encaram o feedback dos fãs e a reação da comunidade face à prestação nos Relegations e o acesso à LPLoL?

Não temos uma fanbase muito grande, mas quando alguém nos adiciona no LoL ou nos envia uma mensagem de apoio tentamos sempre responder e agradecemos todo o apoio.

 Alguma mensagem para a comunidade ou para os fãs?

Só quero agradecer á minha equipa, ao DG Mahisto por nos ter dado todas as condições tanto online como offline, agradecer também à equipa da LPLOL que nos tem recebido bem e estejam atentos aos Doxa Gaming.

Muito obrigado sct1!

A LPLOL regressa esta sexta-feira pelas 21h e os Doxa Gaming Prime farão a sua estreia no sábado dia 17, pelas 18:00 frente aos Electronik Generation. Não percam! 


Top