Breadcrubs
6 Perguntas para a abertura da 6ª Season da LPLOL. (Parte 1)
single

A poucos dias do início oficial da LPLOL 2020 fazemos meio balanço e meia reflexão sobre aquilo que foi a off season de League of Legends em Portugal e que aquilo que podemos perspetivar para este início da 6º Season da Liga Portuguesa de League of Legends.  

Começamos pelo fim – mais concretamente pelo fim do penúltimo dia da Grande Final da WGR LPLOL 2019. A equipa do Boavista surpreendeu no Open Split e garantiu a sua presença na Final do circuito da LPLOL e acabou por confirmar o bom momento ao desenvolver bom jogo que se traduziram, na prática, numa meia final contra a FTW. Era impossível pedir mais a uma equipa que soube superar tantas dificuldades ao longo do ano: 7º lugar no Spring Split e 6º no Summer. Sl4shd apareceu tarde na LPLOL – jogou apenas a Grande Final – mas apareceu muito bem e revelou-se como uma das grandes promessas a nível nacional. Burnie cresceu muito ao longo do ano e Feedarias conquistou o seu lugar como um dos melhor supports Portugueses. Tudo isto são factores que convidam a reflectir sobre o que será o Boavista em 2020. A equipa, que em geral jogou 2019 para tentar dar upset de más expectativas, tem agora responsabilidades acrescidas e favoritismo para ocupar um lugar no Top 4, mas favoritismo é muitas vezes um copo envenenado, especialmente para jogadores com menos experiência. Este começo de 2020 será importantíssimo para percebermos que Boavista vamos ter em 2020, pois não só será a primeira janela para vermos o nível da equipa, mas também porque um mau começo pode criar mazelas difíceis de curar para uma equipa que, apesar da qualidade, provavelmente precisa de vitórias e confiança para mostrar o seu verdadeiro potencial. 

A FTW conquistou tudo o que havia para conquistar em 2019 e deixou antever um 2020 muito melhor do que 2019 a nível internacional, com uma excelente prestação na Iberian Cup. Mas se o ditado reza que equipa que ganha não se mexe, a FTW acabou por surpreender nesta offseason ao trocar de top laner – uma aposta arriscada à procura de novos objetivos e contra a estagnação. Com hipótese de entrar em 2020 com um roster praticamente igual – excepto na posição de support devido à saída do Plasma para a LVP – A FTW prefere um começo mais fresco e mais próximo do zero. Se a aposta pode parecer um risco desnecessário para alguns, deixamos aqui alguns pontos que poderão servir de apoio a esta opção: O Frozen sai mas não é um novato que o vai substituir, pelo contrário - poucos jogadores portugueses se podem comparar ao Truklax em termos de experiência e valor, particularmente no que a competições internacionais diz respeito. E para uma equipa que ganhou tudo a nível nacional, a única maneira de melhorar em 2020 é dar improve a nível de competições internacionais – nomeadamente European Masters. Confrontada entre apostar em tradição e estabilidade ou seguir um caminho de risco e ambição, a FTW opta pelo segundo e só o futuro dirá se a aposta foi certa ou não. 

O Estoril participa na 2ª Divisão da LPLOL desde o seu início em 2017, tendo por diversas vezes tido a chance de subir à primeira. É uma das equipas mais acarinhadas da nossa scene precisamente por isso: pelo investimento e empenho no League of Legends Nacional que tantas vezes o destino não compensou. Mas em 2020 será diferente e vamos poder – finalmente! - ver as cores canarinhas na primeira divisão. Não havendo subidas e descidas entre splits como nos anos anteriores, o Estoril vai ter praticamente 1 ano para provar que merece estar na elite do League of Legends a nível nacional e cimentar o seu lugar como um dos clubes mais relevantes de esports em portugal. É um daqueles casos onde, mais do que as vitórias ou derrotas – melhores ou piores jogos – as pessoas querem ver o Estoril a crescer. Ninguém vai partir do princípio que o Estoril tem obrigação de lutar para levantar a Taça no fim do split, mas todos estão com a expectativa de, pelo bom exemplo de trabalho e sustentabilidade que demonstraram na 2ª Divisão, a equipa do Estoril se saiba construir como uma das grandes equipas num futuro próximo que veio para a 1ª Divisão para ficar. 


Top