Breadcrubs
Relegations: as equipas que podem subir
single

O Relegations aproxima-se e estas duas equipas preparam-se para um evento que lhes pode mudar as vidas competitivamente: subir para a primeira divisão da Moche LPLOL. A Eyeshield Gaming e a Procom Gaming debateram-se durante um split na 2ª divisão contra adversários com objetivos similares, mas no final foram estas duas que se apuraram para o último degrau que lhes permitirá, ou não, subir para a liga onde as melhores equipas portuguesas de LOL se enfrentam. Fomos conversar com o Rúben "GiftedMurloc" Rodrigues, treinador dos EYE, e Bruno "Vannish"Cunha, treinador que acompanhou os Procom desde os qualificadores, para termos a sua visão do percurso da equipa que representam, bem como o que esperam no Relegations.

Antes de mais, obrigada aos dois pelo tempo dispendido e por darem-nos a conhecer um pouco mais sobre estas equipas.

Vannish, como descreves o percurso dos Procom até chegarem agora aos Relegations?
Sem dúvida, que o nosso percurso foi atribulado e não foi tão clean quanto poderia ter sido, no entanto, graças à perseverança, não só dos jogadores, mas também minha e da Nesiiw para resolver todo o tipo de conflitos e problemas que surgiram na equipa, conseguimos acabar no topo da tabela.

Murloc só estás com a equipa à duas jornadas, mas certamente tens acompanhado a LPLOL. Como descreves o percurso dos EYE até chegarem agora ao Relegations?
O percurso dos EYE tem vindo a melhorar. Apesar de alguns empates pelo meio devido a factores como macro, eles são uma equipa dedicada e com muita cabeça e acredito que o caminho que percorreram até agora foi muito positivo.

Como treinador quais são os maiores desafios que enfrentas com este plantel?
Vannish: Acho que os meus maiores desafios deverão ser comuns a muitos treinadores desta mesma liga e outras ligas de níveis similares, ter que lidar com a disponibilidade (ou indisponibilidade) dos jogadores e ter que saber lidar com jogadores com personalidades e egos completamente diferentes. Para além disso, tive a dificuldade adicionada de ter que lidar com a minha própria inexperiência visto este ser o meu primeiro split como coach, mas acho que no final de contas valeu completamente a pena e aprendi bastante.
Murloc: Como treinador um dos maiores desafios desta equipa é treinar o foco de cada jogador, pois acredito que eles são muito bons e mostram o seu verdadeiro potencial quando estão focados num só objetivo como equipa.

Concordas com o que alguns dizem, que os EYE têm vindo a perder a força que demonstraram no início do split?
Murloc: Não, pelo contrário. Quem tem olhos vê que os EYE têm vindo a melhorar em pontos que falhavam, mas as outras equipas também evoluem, por isso é que os viewers acabam por não se aperceber de certos aspectos, mas no final os resultados são os mais importantes e conseguimos um dos nossos objetivos e estamos a trabalhar para realizar o outro.

Quando pegaste na equipa, quais sentiste que eram os aspetos mais urgentes que precisavam ser trabalhados?
Murloc: Quando peguei na equipa, como já tinha referido numa das perguntas anteriores, o aspeto mais urgente era manter os jogadores focados e concentrados, pois eu notava um pouco de brincadeira em algumas jogadas que afetava depois o resultado.

Quais os adversários que mais te preocupam e porquê?
Vannish: As equipas vindas da 1ª divisão são as que mais me preocupam, não só devido ao nível de experiência dos jogadores tanto in-game, como equipa, como on-stage, mas também devido ao facto que nunca jogamos com nenhuma das 2 equipas com os seus rosters atuais, pelo que, em certos aspetos, vamos ter de nos aventurar para território desconhecido.
Murloc: Todas as equipas são fortes, mas acredito que serão jogos bem renhidos em que, claro, acredito na nossa vitória. Se me perguntassem qual a equipa que menos me preocupa, seria os XD por causa da performance do Adc, mas se a equipa conseguir compensar será um jogo bem interessante.

Pensas que conseguirão limar as arestas até ao Relegations para derrotarem os adversários e subirem para a primeira divisão?
Vannish: Nós tivemos bastantes problemas de disponibilidade ao longo do split, ainda assim, no entanto, tivemos alguma progressão no nosso nível de jogo. Creio que agora que os jogadores têm mais tempo para treinar e se empenhar será, sim, possível limarmos algumas das arestas mais importantes.
Murloc: Eu, tal como a equipa, acreditamos que conseguimos ir longe e entrar na 1º divisão. Vamos trabalhar ainda mais arduamente para o conseguir, pois como coach acredito que eles têm a capacidade para o fazer, basta estarem focados que conseguiremos assegurar o nosso lugar na 1º divisão.

Os primeiros que irão defrontar serão os Doxa Gaming que apesar de já não apresentarem a mesma força de outrora, continuam a ser uma equipa com mais experiência e que tem tido como adversários as melhores equipas pt. Quais achas que serão os maiores obstáculos a ultrapassar para não caírem logo na losers bracket?
Vannish: Acho que, acima de tudo, temos que respeitar a experiência dos jogadores e staff dos Doxa Gaming e fazer o nosso trabalho em avanço para determinar quais são os pontos mais fortes e mais fracos da equipa, saber onde podemos abusar dos erros deles e fazer um plano de jogo em concordância. Teremos que aproveitar ao máximo o tempo até ao Relegations para treinar, há imensos erros básicos e completamente desnecessários que a equipa comete, mas acho que com algum treino a equipa conseguirá ganhar disciplina suficiente para parar de os cometer de forma a sairmos vitoriosos na série contra os Doxa.

Os primeiros que irão defrontar serão os XD. Quais achas que serão os maiores obstáculos a ultrapassar para não caírem logo na losers bracket?
Murloc: Como os primeiros a defrontar são os XD, não estarei muito preocupado. Se o ADC dos XD der step up será um jogo muito interessante, e tenho plena confiança que a minha equipa irá conseguir bons jogos nessa série, restando-me apenas desejar boa sorte aos XD.

Para um evento ao vivo, há alguma preparação diferente que seja necessária fazer para os jogadores estarem no máximo da sua performance e foco?
Vannish: 
Para além do Kaiba, nenhum dos jogadores tem grande experiência em eventos ao vivo, mas não creio que haja muito a fazer para os preparar para a experiência. Acho que o que mais importa é dar força em termos de apoio moral e motivação aos jogadores, ter a certeza que os jogadores encontram-se motivados e que confiam em si mesmos. Se eles entenderem que é apenas um jogo como qualquer outro, apenas num cenário diferente, e que não há motivo para estarem muito nervosos, não há grande razão para o nível de performance e foco sair fora do normal.
Murloc: Mais do que nunca, no palco, é muito importante manter a calma, e como coach não poderei mostrar qualquer tipo de nervos para poder acalmar os jogadores e para os próprios estarem um pouco mais a vontade de maneira jogarem e mostrarem ao público do que realmente são capazes.

O que acontece se não conseguirem subir?
Vannish: Este foi o nosso primeiro split da LPOL. Aquando dos qualificadores, não sabíamos que expectativas ter nem que resultado esperar, mas até agora acho que os resultados foram bastante satisfatórios. Iremos dar o nosso melhor para subir, mas se por algum motivo fracassarmos, apenas teremos de nos levantar de novo e tentar outra vez. Esta é uma equipa que já tentou entrar na LPLOL no split anterior e falhou, este split, não só ganhamos os qualificadores como também a 2ª divisão. Se conseguimos perseverar após um fracasso e tentar de novo e suceder uma vez, não há motivo para não o conseguirmos fazer de novo.
Murloc: Por agora, ainda não temos planos caso não consigamos passar, pois o nosso objetivo é passar para a 1º divisão e pensar apenas nesse objetivo como equipa. Caso não consigamos subir, logo se vê.

Alguma mensagem que queiras deixar à tua equipa, ou aos espectadores?
Vannish: Acho que não há muito a dizer. A equipa já tem noção que estou orgulhoso deles e que, apesar de tudo, gostei bastante de trabalhar com eles este split. Quanto aos espectadores, apenas vos posso agradecer pelo apoio e desejar uma boa experiência de visualização no futuro, esperamos que tenham gostado dos nossos jogos até agora e continuaremos a trabalhar para trazer boas performances.
Murloc: Mensagens para a equipa não será necessário, pois eles sabem que são capazes de ganhar e subir para a 1º divisão, mas quero mandar abraços às pessoas que apoiam-me a mim e a equipa, como TheChase, Ice, Dawn, e o pessoal do TS e espero não desiludir as expectativas colocadas em mim e na equipa, e iremos trabalhar para isso.

Sem dúvida que este Relegations promete e que estes jogadores vão dar tudo por tudo para conseguir tirar o lugar aos XD e aos DOXA na 1ª divisão. Amanhã poderão saber o que os treinadores das equipas que querem defender a sua posição têm a dizer sobre este confronto.


Top