Breadcrubs
Caminho para os Placements - Parte 1
single

Em tempos de mudança, muitos são aqueles que refletem no passado enquanto têm o futuro diante dos seus olhos, algo que todos os jogadores das equipas presentes no Placements Tournament terão em mente certamente. O que correu mal? O que podemos mudar? O que deveremos fazer para alcançar o objetivo pretendido? 

Questões complicadas sem uma resposta concreta, cada equipa terá um plano distinto que se irá enquadrar corretamente face aos rivais no Rift caso os opositores não tenham um trunfo próprio. No Placements constarão jogadores que já faziam parte da Moche LPLOL e que dada a sua performance, estão presentes no torneio graças a mérito, ou inabilidade. 

                           

Falamos de mérito e surgem os nomes Estoril Praia e Teodosius Team, equipas que ficaram em 1º e 2º lugar respetivamente da segunda divisão da Moche LPLOL e que lhes é agora concedida a possibilidade de chegarem à tão pretendida primeira divisão, contudo para os Canarinhos, não é a primeira vez que se encontram nesta posição. A equipa da linha já por duas vezes tentou a subida e falhou, muito dado o surgimento de novos oponentes provenientes dos Qualificadores, capazes de enfrentar o lugar que há imagem de alguns, seria deles por direito. 

A performance do Estoril Praia foi eximia, com 4 vitórias em todo o Split tendo perdido apenas uma série face aos FTW B. Depois de um ano a batalhar pela primeira divisão será desta que a equipa de Xiang e Nestuoso consegue alcançar aquilo que tanto lutaram? Segundo Mario "Claws" Ferreirinha, Jungler do Estoril Praia, "existe um sentimento de orgulho por ter ganho a segunda divisão e com o trabalho que temos vindo a realizar nos últimos meses seremos capazes de brilhar no Placements e talvez com alguns elementos surpresa, ganhar". "O objetivo após a mudança foi treinar, treinar, treinar, solucionando todos os problemas para uma maior adaptação e corrigindo os erros no momento." referiu Claws, que reforçou a mudança de Support, tendo ele uma "melhor sinergia com o ADC, trazendo um novo ar à equipa juntamente com alguma comédia ao grupo [risos]". 

Em segundo lugar uma equipa que em tom jocoso conseguiu fazer frente a alguns favoritos no que toca às posições cimeiras, como o caso dos Doxa Gaming Black. Uma equipa com nome de alguém bastante conhecido da comunidade, sendo eles os Teodosius Team, que agora pare este Placements Tournament e restante competição, assumem o nome de FTW B. O grupo foi um dos tais a surgir através dos qualificadores no início do 2º Split de 2017, contando com nomes inexplorados da comunidade, provando que nem sempre é necessário ser conhecido para se ser um dos melhores. Filipe "Admit" Silva, Jungler da agora FTW B destacou que "as equipas que estão a competir são muito fortes, mas acredito que temos qualidade para subir para a primeira divisão". Representando a equipa B de uma das maiores organizações de Esports em Portugal, existe um peso extra, ainda assim confia na equipa e restante roster ao ponto de provar que têm o valor necessário para ascender. 

                            


Também provenientes dos qualificadores mas alcançando a primeira divisão, surge o Boavista FC, que durante os qualificadores jogaram sob o nome W74, seguindo-se dos Exceed 9K. No caso dos axadrezados as mudanças de roster foram bastantes, fazendo com que assistíssemos a um malabarismo de nomes e posições ao longo de todo o Split. Muitas vezes providenciaram momentos de surpresa e deleito, como quando Biceps decide picar Brand no primeiro jogo da jornada inaugural, espalhando fogo e labaredas durante a sua passagem. Contudo, a chama foi de pouca dura sendo que a estadia na liga não foi o melhor. Segundo Raul "OLO" Ralha, treinador do Boavista, "é preciso identificar que o ano passado foi o ano 0 do Boavista, sendo que este novo ano não tem qualquer ligação com o anterior, marcado por evolução e aprendizagem". 

O Boavista acabaria por ser o mais fraco dos oito participantes da primeira divisão do 2º Split de 2017 e para este novo ano "não é realista lutar pela primeira divisão, embora exista o objetivo de trabalhar o grupo e a respetiva evolução de cada jogador, de forma a tornar possível a luta pelo acesso no próximo Split deste ano" afirma Raul Ralha. Parte da incapacidade de competir pela permanência parte do facto de muita outras equipas possuírem "um investimento muito superior ao do Boavista, clube que prefere apostar no processo evolutivo dos seus jogadores". Embora "OLO" veja a segunda divisão como cenário mais provável, o mesmo afirma que a mesma "será bastante  mais competitiva face ao ano anterior", sublinhando que "os Grow Up são os favoritos à passagem, possuem uma equipa de jogadores com muita experiência e serão certamente uma equipa Top 4 da Moche LPLOL, de seguida fica a equipa dos YNG Sharks, também com alguns membros conhecidos e de qualidade, embora não me admirasse um deslize nestes qualificadores", um sentimento partilhado por todos os quatro entrevistados que apontam o favoritismo à nova formação dos UP.

A jornada dos Exceed 9K acabou por não ser tanto melhor, obtendo apenas uma vitória frente aos Electronik Generation para além do empate com o Boavista FC. A equipa de laranja marcaria a estreia de uma nova organização, conseguindo o fantástico feito de apurar duas equipas do seu ceio desportivo para a Moche LPLOL, uma em cada divisão da competição. Com alguns nomes que acabariam por se destacar ao longo do Split como as performances consistentes do ADC da equipa, Ray, terminariam por ocupar o 7º lugar da tabela e por esse motivo, forçados a competir no Placements Tournament que dita agora a sua posição na liga. 

Agora em 2018 a equipa conta com "um roster totalmente novo, coberto por ansiedade e entusiasmo, sendo isto uma estreia na liga para a maioria dos jogadores" afirma Tiago "Trigo" Guedelha, novo Support da equipa. Sem dúvida um passo importante e até solene, foi preciso traçar um plano de treino para conseguirem estar ao mais alto nível, algo possível graças a scrims "frente e equipas compostas por Diamonds para cima" onde foi possível resolver falhas. Um roster novo que promete dar cartas já esta sexta feira dia em que começa o Placements Tournament. 

Voltamos em breve com a segunda parte do artigo, abordando e questionando todos que passaram a esta fase através do Project Qualifier.


Top