Breadcrubs
"Nós Queremos Acima de Tudo Evoluir." - Fintinhas (Why)
single

Atualmente os Why E-Sports encontram-se no último lugar da tabela, embora ainda com o jogo da 2ª Jornada frente aos Elektronik Generation para ser jogado e o jogo da 3ª Jornada com a For The Win OMEN, que também se aproxima. Numa tentativa de conhecermos a equipa dos Why E-Sports um pouco melhor e saber mais sobre a preparação da equipa para as próximas Jornadas, que poderão ser decisivas, estivemos à conversa com o treinador António “Fintinhas” Lisboa e o AD Carry Bernardo “EPHIXON” Carvalho!

Fintinhas começou por nos falar um pouco de como começou o projeto dos Why E-Sports e de como se juntou a equipa: “O projeto dos Why surgiu um pouco por iniciativa minha. No início do ano, quis tirar uma pausa e estar num ambiente com menos pressão, com menos ambições e que me permitisse ter mais tempo.”
Com este objetivo Fintinhas começou a reunir um plantel de jogadores jovens, que acredita terem potencial para fazerem parte do projeto: “Tinha basicamente um jogador que sabia que queria ter na minha equipa, que era o Daniel “KooshÍ” Nogueira. O Élton “EltonTheBoss” Correia já o conhecia da LPLOL. O João “Pure Kiddo” Rodrigues já tinha sido meu suplente nos antigos White Dragons e nos Alientech e foi um jogador que sempre ganhou “Os Jogos do Fintas”. É uma daquelas pessoas que tinha detetado com potencial para chegar muito longe. O Sehry “quiett” Dyrda é um jogador que já conhecia do ISMAI Legends e que tinha ganho duas vezes. É alguém que eu também achei que teria bastante potencial se se dedicasse a sério.”
Já relativamente ao AD Carry EPHIXON, Fintinhas afirma que existe uma “velha história”: “O EPHIXON era um jogador mesmo bom que eu sempre quis ter numa equipa minha… Nunca foi possível! Já o conheço há cerca de três anos e três anos depois cá estamos nós.”

Ao falar sobre o ambiente na equipa o EPHIXON aproveitou para dizer que o ambiente é bastante bom, apesar da equipa ser recente, e que esse ambiente já é percetível também na performance dos jogadores.

Falando das expectativas em relação à equipa Fintinhas referiu: “Ninguém espera nada dos Why E-Sports e esse é provavelmente o maior erro que as pessoas vão cometer ao tentarem fazer previsões da LPLOL.” Ao que EPHIXON reforçou: “Nós somos uma equipa que com certeza vai tirar muitos jogos a quem não está à espera. […] acho que vamos ser essa equipa que vai dar muitas desilusões ao pessoal que não está há espera ou que nos subestima […].”

Relativamente ao calendário da equipa, que os tem colocado logo cedo no Split contra equipas como, Doxa Gaming, Electronik Generation e For The Win OMEN, o jogador afirma que o calendário não é fácil, mas que os jogos difíceis virão para todos e que estas são oportunidades para os Why E-Sports surpreenderem. Já Fintinhas concordou que um calendário não é fácil, mas afirma que os jogos contra equipas desse nível permitem aos Why jogarem sob menos pressão, devido a não terem o fator do favoritismo do seu lado. Por outro lado, os adversários em questão encontram-se sob muito mais pressão para vencer e mostrarem resultados segundo o treinador.

Ao falar a equipa dos EGN, que os Why irão defrontar em breve Fintinhas reconheceu a equipa como uma das favoritas a chegar os Playoffs do 1º Split e referiu a particularidade do seu novo mid laner, “erenlovesSilvia”, ter uma champion pool diferente, com champions como Zed ou Kassadin. EPHIXON definiu o estilo de jogo dos EGN como “high risk, high reward”, referindo que os jogadores têm confiança no seu skill individual, mas que os jogadores estrangeiros da equipa “ainda têm bastante Solo Queue dentro deles.”

Quando questionado acerca do que esperar da FTW para a Jornada 3 e a mentalidade que o adversário poderá apresentar Fintinhas disse: “Quando estás a falar de equipas que querem chegar aquele top 4 tens de ter noção que elas vão sempre entrar para ganhar o jogo. Se elas depois valorizam mais ou menos o adversário contra quem estão a jogar isso já é outra história.”

E quando o assunto foi o novo top laner da FTW Arnau “Johnarnau” Diaz, Fintinhas não deixou de referir o seu potencial e que poderá ser uma excelente aquisição para a FTW, mas não esqueceu de elogiar as qualidades João “JC13” Conde: “Para além de ser um jogador que me é querido… parecia de facto ser um dos melhores top laners da liga. […] se ele souber afastar o tilt é bastante bom jogador.” 

“Nós queremos acima de tudo evoluir. Para nós é importantíssimo que este spot fique preservado, até porque facilitará a nossa vida no verão. Não temos nenhum tipo de pressão para chegar ao top 4 ou aos Playoffs. Fomos muito abençoados por conseguirmos este spot e agora vamos mante-lo, no verão vamos trabalhar muito e no 2º Split vamos ser candidatos ao top 4. Se Deus quiser vamos ter a sorte de fazer um percurso semelhante ao dos Doxa”, declarou Fintinhas.

Ao despedir-se António “Fintinhas” Lisboa deixou-nos com agradecimentos e um pedido: “Espero que as pessoas tenham paciência connosco… que tenham carinho por estes jogadores que são de facto muito novos e vibram muito a sentir o apoio e carinho das pessoas. […] Temos um espirito muito positivo ajudado pelo facto de não termos nenhum tipo de pressão nas nossas costas e se Deus quiser ainda vamos conseguir dar algumas alegrias a nós próprios e a quem é nosso fã […].”

Podem acompanhar todas as novidades dos Why E-Sports na sua página de Facebook. E acompanha-los através das suas páginas do Twitter: Fintinhas; Jocathegod; quiett; Pure Kiddo; EltonTheBoss; Sun; EPHIXON 
A Jornada 3 da Liga começa já este sábado a partir das 14:00 com transmissão ao vivo na Twitch ; Meo Kanal e no Facebook do Moche.


Top