Breadcrubs
Meet The Players Ephixon
single

Nesta edição de “Meet The Players” fomos conversar com o jogador dos AD Carry Why E-Sports, Benardo “Ephixon” Carvalho.

Olá Ephixon! Fala-nos um pouco sobre ti para que quem não te conhece saiba um pouco mais sobre quem és e o que fazes.
Sou o Bernardo Carvalho, tenho 22 anos, sou de Cascais e tirei o curso de Pós-produção de vídeo e design gráfico. Depois de ter tirado o curso entrei no mundo do trabalho, porque para ser sincero gosto bastante mais de trabalhar e “estar no meio da ação” do que de estudar. Ainda assim, um dia ainda quero entrar na faculdade e tirar um curso da área que tanto gosto.

E a área da pós-produção de vídeo e design gráfico é algo que te agrada?
Comecei por tirar esse curso, mas eventualmente, e depois de trabalhar um bocado na área, percebi que se calhar não é o mais acertado para mim e agora quero voltar-me mais para a área do desporto, pois desde miúdo que estou nesse mundo. Fiz natação competitiva quando era pequeno, depois joguei futebol e basquetebol competitivamente e agora jogo futebol americano também competitivamente. Sempre fui uma pessoa ligada ao desporto e desde pequeno que a competição e competitividade fazem parte da minha vida, o que se transfere também para o LoL.

Então consideras-te aquele tipo de pessoa que é competitiva por natureza e que quando joga é para ganhar?
Claro, não penso noutra coisa!

És do tipo de pessoa que procura constantemente evoluir e que não desiste até conseguir os resultados que quer?
Exato. Sempre fui alguém do tipo que, se houver uma tabela eu não gosto de estar lá em baixo. Isso não faz parte da minha personalidade de maneira nenhuma. Estou sempre a apontar lá para cima e para ser o melhor dos melhores e acho que não se chega a esse nível sem analisar as derrotas e ver o que se podia ter feito melhor, em vez de sair derrotado e agir como se nada tivesse acontecido.

Já estiveste como suplente em equipas na edição de 2015 LPLOL, mas nunca tiveste aquela oportunidade de jogar e brilhar. Entretanto, afastaste-te do competitivo por um bom tempo (cerca de 2 anos). Achas que ainda és capaz de recuperar a velha forma ou até mesmo ser melhor do que antes?
Sim definitivamente. Quando jogava ainda não havia LPLOL, mas já joguei contra os melhores AD Carries que já jogaram em Portugal, incluindo o Minitroupax e o Kepe. Sempre fizemos scrims e joguei alguns torneios contra eles, e posso dizer sem dúvida alguma que já estive no top 3 dos melhores. Claro que vai ser preciso algum tempo, mas sinto que definitivamente posso ser melhor do que era e posso chegar a ser o melhor ADC nacional.

Algum conselho para aqueles que querem seguir este caminho e jogar LoL mais a sério?
Acho que disciplina é muito importante, para ser sincero acredito que é algo que ainda faz muita falta na comunidade de LoL. É claro que percebo que uma grande parte da comunidade ainda é muito jovem, mas se tiverem disciplina e objetivos vão ver que vão melhorar muito mais rápido e alcançar os vossos objetivos muito mais rapidamente. Se não tiverem disciplina só estão a jogar por jogar. Considero que se querem ser bons em algo têm de se dedicar muito. Vocês é que escolhem o vosso objetivo e quanto mais alto o objetivo mais dedicação vai ser necessária.

O que é que te atraiu no LoL? Foi a possibilidade de jogar com amigos que te atraiu no jogo ou há mais algum aspeto que te agarra?
Vi aqui um jogo bastante divertido e no qual também podia competir e acho que é isso que me atrai bastante no LoL. Se fosse ser honesto comigo mesmo, diria que estaria melhor comigo mesmo a competir num jogo single-player como Starcraft II, porque é um jogo em que dependes só de ti. No entanto, o LoL é o que me atrai mais e é onde me sinto melhor, porque estou sempre com pessoas e penso que isso é uma das razões mais importantes para continuar no jogo.

Se trabalhasses na Riot e tivesses poder para fazer qualquer coisa o que seria?
Apagar o Malphite [Risos]. Primeiro apagava o Malphite e depois fazia aquilo que acho que a Riot já faz que é ouvir a comunidade. Penso que quando a Riot era uma empresa mais recente não ouvia tanto a comunidade, mas com o passar do tempo eles têm vindo a melhorar nesse aspeto, que é um dos mais importantes para se ter uma empresa bem-sucedida.

Tens algum jogador que seja uma referência para ti?
Doublelift. Entrei no LoL na Season 2 e nessa altura ainda existiam muito poucas equipas. Os CLG sempre foram a minha equipa de eleição desde o começo e como o Doublelift passou lá tantas épocas, e jogando também na mesma posição que eu, sempre foi um jogador de referência para mim.

Porquê o role de ADC, em vez de outro qualquer?
Para ser sincero não há uma razão muito específica para ter escolhido este role. Eu gostava dos Champions com que jogava. Principalmente com a Vayne; passava horas e horas a jogar com ela sem me fartar.

Qual é o teu sonho nos esports portugueses?
Acho que tenho o mesmo objetivo que toda a gente, que é o de ser o melhor na minha posição.

Também tens objetivos a nível internacional?
Neste momento em que estou a voltar ao jogo acho que os meus objetivos ainda ficam um pouco pela Moche LPLOL, mas há medida que for evoluindo e se me aperceber que tenho potencial para chegar mais longe, e receber ofertas exteriores, nesse caso poderia dedicar um bocado da minha vida e passar alguns anos a fazer. É uma experiência que muito pouca gente tem.

Falando agora um pouco daquilo que fazes além do LoL. Mencionaste que jogas futebol americano, certo? Em que equipa jogas?
Jogo pelos Cascais Crusaders.

E em que trabalhas atualmente?
Trabalho numa loja com atendimento ao público. Gosto do contacto com as pessoas.

Além do nível físico e de saúde, em que mais te ajuda o desporto?
O desporto ajuda-me principalmente a nível pessoal. Já me ajudou a evoluir e desenvolver bastante como pessoa e acredito que devo esta minha competitividade e instinto de querer sempre ganhar ao desporto. Os meus treinadores sempre me incutiram essa mentalidade de nunca ser medíocre e nunca me contentar com a mediocridade. Devo ao desporto o facto de não levar as derrotas levemente e de não encarar, por exemplo uma scrim de forma leve. Quando é para jogar é para jogar a serio! Isso foi-me incutido desde miúdo e até hoje sigo estes princípios religiosamente.

Gostas que puxem por ti e que te levem ao limite naquilo que fazes?
Sim, é assim que funciono melhor. Há aqueles líderes que simplesmente te dão conselhos, mas eu não me identifico com isso. Quanto mais pressão colocarem sobre mim, acho que melhor será a minha performance. Gosto de superar as expectativas e de surpreender. Um dia gostaria poder trabalhar na área do desporto com jovens e motiva-los da mesma forma que me motivaram a mim.

Como atleta que pratica um desporto físico e atleta de esports, qual é a tua opinião sobre a polémica que existe quanto a classificar ou não os esports como um desporto?
Acho que este é um assunto muito sensível e que as opiniões vão divergir. Na minha sincera opinião, os esports não são um desporto. Entendo perfeitamente que tens de te dedicar horas e horas, tens de fazer sacrifícios e de te esforçar, mas eu fui ensinado que desporto é basicamente atividade física e se calhar a minha opinião surge um pouco daí. Respeito bastante os jogadores profissionais que se dedicam a isto, mas acho que não é um desporto; embora consiga imaginar isto um dia nos jogos Olímpicos ou noutro torneio mundial além dos Worlds. Quando se fala em desporto as pessoas pensam em futebol ou basquete e vai ser difícil mudar a mentalidade delas para que quando se fale de desporto elas pensem também em LoL ou em esports.

Fala-nos agora nos teus hobbies o que gostas de fazer nos tempos livres?
Tenho namorada, por isso também lhe dedico uma grande parte do meu tempo, mas gosto muito de ir ao cinema. Vou ao cinema cerca de uma vez por semana e quando não vou vejo filmes em casa. É um pouco complicado conciliar o namoro com trabalho, desporto, e a equipa de LoL, mas tenho a sorte de ter alguém que compreende quando às vezes não posso ir sair por causa de um treino.

De que tipo de cinema gostas?
Basicamente de tudo, o meu género favorito é sci-fi e o meu filme preferido é o Interstellar, mas vejo um bocado de tudo exceto aquele tipo de filmes que passam um bocado despercebidos. Se o filme me vai ensinar alguma coisa ou me vou entreter bastante durante aquela 1:30 ou 2:00 horas, então vejo o filme.

Tens algum Actor ou realizador preferido?
Ator: Chris Evans, mais conhecido pelo papel de Capitão América.
Realizador: Christopher Nolan.

E de música gostas? Tens algum artista preferido?
Gosto de Hip Hop, principalmente internacional. Quanto ao artista, diria o Kendrick Lamar. Acho que hoje em dia toda a gente conhece e já tirei horas da minha vida a estudar os álbuns dele e realmente é algo que vale a pena, porque são histórias muito bem contadas e músicas que se relacionam umas com as outras, pois têm muitos pormenores escondidos.

E costumas ouvir música quando jogas?
Sim tenho a minha playlist no Spotify e oiço principalmente quando estou em Solo Queue ou em stream. Gosto bastante de ouvir música quando jogo, apesar de sentir que não me concentro a 100% no jogo, porque não consegues ouvir o som do jogo, barulho dos splells, etc. Nos treinos não costumo ouvir para estar concentrado.

Despedimo-nos do Ephixon agradecendo pelo tempo que passou connosco e por nos permitir conhecer um pouco mais não só do jogador Ephixon, mas do Bernardo como pessoa e desejando-lhe o melhor para o futuro.
Podem acompanhar as novidades dos Why E-Sports através da página da equipa: Facebook
E acompanhar o Ephixon pelo Facebook e também na sua stream na Twitch.


Top