Breadcrubs
Meet The Players: Aziado
single

Em mais um Meet The Players, desta vez decidimos conversar um pouco com o Aziado sobre a sua carreira nos jogos online, os seus gostos e as suas expectativas para o futuro.

Olá Aziado! Obrigado por teres aceite o nosso convite. Será que podias fazer uma pequena apresentação inicial?
Olá pessoal! Chamo-me Tiago Rodrigues, mais conhecido por Aziado, e sou o mid laner dos K1ck eSports Club. Tenho 19 anos e estava no 2º ano de Engenharia Informática, até anular a minha matrícula em janeiro para me dedicar a 100% ao League of Legends.

Resume-me um pouco o teu percurso pelo gaming.
Eu joguei imensa coisa quando era mais novo, desde Age Of Empires, passando pelo Metin 2 e o Counter Strike: Source, até chegar ao League of Legends, que foi o único jogo que me fez perder toda a vontade que tinha de jogar qualquer outra coisa. Em tudo o que joguei sempre tive a motivação de tentar ser o melhor, por vezes parecia impossível, mas nunca desisti. Esta mentalidade ajudou-me, aos poucos e poucos, a passar por diferentes organizações em Portugal, onde criei dezenas de equipas, até finalmente encontrar jogadores com o mesmo sonho e motivação que eu. Pode parecer que foi algo rápido, mas muito sinceramente foi um processo lento, mas que apesar disso sempre valeu apena.

Porquê a escolha da posição de mid laner? Quanto tempo treinas normalmente para que as tuas mecânicas não sejam afetadas?
Eu comecei a jogar League of Legends na Season 2 com dois primos meus, que já eram caras conhecidas para algumas pessoas da comunidade, o Worst e o Elton. Decidimos então que cada um de nós iria dedicar-se a apenas um role para no futuro termos uma equipa e tentarmos chegar o mais longe possível e o role que escolhi na altura foi o de mid laner. Infelizmente, com o passar do tempo, uns dedicaram-se mais que outros e os nossos caminhos no LoL competitivo separaram-se.
Eu treino cerca de 10 horas por dia, isto num dia "normal", mas esse treino é dividido em várias coisas e não se trata apenas de jogar. Quanto a não deixar as minhas mecânicas serem afetadas, diria que fazer alguns jogos todos os dias é o suficiente para isso.

Qual a origem do teu nickname? Tem alguma história por trás que nos queiras contar?
Bem creio que o meu nome diz tudo [ahah]. Digamos que quando jogava Counter Strike: Source era bastante aziado e por isso quando estava a pensar no meu nick para o League of Legends em 2012 acabei por colocar “YaSouAziado”, afinal why not? Mais tarde, acabou por passar para Aziado, para caber na camisola da organização que representava na altura, e assim ficou até aos dias de hoje.

Tens algum ídolo no mundo do League of Legends? Se sim, quem é, e o porquê?
Acho que qualquer pessoa que já me segue responderia instantaneamente a esta pergunta por mim! Para quem não me conhece, eu tenho apenas um ídolo que é o Conor McGregor. Porquê? Porque ver as lutas dele, os vídeos dele, a forma de pensar dele, mudou completamente a pessoa que sou, como penso e como vivo.

Alguma música (ou ritual) que te ajude a concentrar para competições e/ou jogos importantes? O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Faço sempre o meu ritual de ver vídeos motivacionais do Conor McGregor enquanto estou a aquecer para os jogos. Nos meus tempos livres gosto de ver séries ou simplesmente relaxar com amigos/conhecidos.

Qual é o teu filme preferido? E comida?
O meu filme preferido será provavelmente o Interstellar. Quanto à comida, diria espetada de carne de vaca (quem não conhece, tem mesmo de visitar a Madeira!).

Já tiveste com certeza jogos que correram menos bem. O que fazes para não tiltar e para que o próximo corra melhor?
Toda a gente já teve um jogo em que a motivação para jogar é 0, ou devido a más jogadas ou a um early game muito mau. Nesses casos, o melhor a fazer é mesmo relaxar e tentar tiltar o mínimo possível para que isso não afete o resto do treino do dia.

Se tivesses que te definir enquanto jogador numa só palavra, qual seria e porquê?
Criativo, pois acho que sou excelente a pensar fora da caixa e a fazer ou planear algo que provavelmente nunca ninguém fez ou até mesmo pensou.

Como gostavas de te ver daqui a um ano dentro do mundo competitivo do League of Legends? Gostavas de seguir pelo mesmo caminho de alguns dos antigos integrantes dos K1CK?
Não gostava nem quero seguir os passos de ninguém. Estou criar o meu próprio caminho e o meu sonho é chegar à LCS e poder representar o meu país. Depois de lá estar, novos objetivos com certeza virão.

Qual é a opinião dos teus pais face ao tempo que despendes para o jogo?
A opinião deles foi mudando ao longo do tempo, principalmente após o choque que tiveram quando uma noite lhes disse que queria anular a minha matrícula da faculdade, pois sabia que o que queria era ser um jogador profissional de League of Legends, e para isso precisava de estar dedicado a 100%. Para mim em particular, que vivo em Portugal e não tenho nenhuma referência na LCS de quem possa dizer: “Olha mãe, este português está a ter imenso sucesso e eu também vou conseguir”; esse facto só complicou as coisas, porque aos olhos dos meus pais era extremamente arriscado, mas aos meus é só uma questão de tempo.

Que mensagem gostarias de deixar a quem te segue?
Isto é algo que já se ouve há algum tempo, mas também é algo que parece que ainda não entrou na cabeça da maioria, por isso vou repetir. Se já descobriste a tua paixão, dedica-te e estuda! Tudo tem um dark side, mas o bright side quando aparece fará com que tudo valha a pena. Se a tua paixão é a mesma que a minha, estás à vontade para me perguntar o que quer que seja em qualquer das minhas redes sociais.
Obrigado a todos os que leram a minha entrevista e espero que apoiem a minha equipa seja no chat, redes sociais ou presentes em eventos! Obrigado e #GOK1CK!!

Agradecemos ao Aziado o tempo por ele despendido para responder às nossas perguntas e desejamos que conquiste todos os seus objetivos. Podem segui-lo nas suas redes sociais, mais propriamente no Twitter e no Facebook.
Podem também acompanhar tudo sobre os K1ck eSports Club na sua página de Facebook.


Top