Breadcrubs
Meet The Players: Afm
single

Em mais um Meet the Players, vamos desta vez conversar com o André “Afm” Martins, o AD Carry da equipa da For The Win esports.

Olá Afm. Será que me podes falar um pouco sobre ti.
Olá, o meu nome é André Martins, tenho 18 anos, estudo Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FEUP e sou de Oliveira de Azeméis.

Se te pedisse para te descreveres em apenas uma palavra, qual seria a tua escolha?
Calculado, talvez demais nalgumas situações.

O que gostas de fazer nos teus tempos livres?
Com o pouco tempo que tenho entre faculdade e LoL, tento passar o máximo de tempo com a minha namorada, família e amigos.

Quais são os teus géneros de música preferidos? Alguma música que se destaque? Porquê essa escolha?
Ouço praticamente qualquer estilo de música tirando kizomba e música clássica, embora o estilo de música que mais aprecie é rock clássico. Não há nenhuma música que para mim se destaque.

Quem te inspira e porquê?
Não tenho ninguém que me inspire particularmente, apenas admiro todas as pessoas que se focam nos seus objetivos e tudo fazem para os alcançar.

Tens algum medo que me possas revelar?
Tenho vertigens, o que se torna chato em passeios e coisas do género [risos]

Há alguma coisa que achas que nunca serias capaz de fazer na vida ou algum desafio que nunca aceitarias? O que?
Ir contra os meus ideais em alguma coisa que faça, ou mentir-me a mim próprio acerca de algum assunto, estas são coisas que gostaria de evitar fazer durante a minha vida, embora infelizmente existe um provérbio que diz “Nunca digas nunca.”.
Acerca de desafios, não faço ideia honestamente.

Como descobriste o League of Legends? Jogas há quanto tempo?
Descobri o LoL durante a season 2, sensivelmente à volta de 6 anos, através do meu irmão pouco tempo antes de ele entrar na faculdade, o que foi um bom timing, pois passei a ter um computador só para mim com a saída dele de casa e pude passar muito mais tempo no jogo. Inicialmente, não achei o jogo espetacular ou alguma coisa do género, mas com o passar do tempo e à medida que fui melhorando o gosto foi “entranhando-se” em mim.

Sendo tu um bom ad carry, depois de jogares nos EGN no split anterior ficaste afastado do competitivo até ao meio deste split, onde surgiu o convite para então ingressares na equipa da FTW substituindo o Litmus. Qual crês ter sido a razão para não receberes convites na transição do 1º para o 2º split?
Honestamente não faço ideia, provavelmente pelo facto dos plantéis do primeiro split não terem mudado na role de ad carry o que fez a procura ser menor, e para além disso com o último split que tive a opinião geral de mim pode ter ficado negativa. Nada que não seja fácil de provar o contrário!

Como surgiu então o convite para integrares na FTW?
Após a jornada inaugural que não correu bem à equipa da FTW, foi contactado para trazer novos pontos fortes à equipa e uma nova “aragem”, para além de que já tinha trabalhado com alguns membros da equipa e estado na organização anteriormente, o que permitiu uma integração positiva e rápida.

Qual é o teu maior defeito enquanto jogador?
Provavelmente o facto de ser passivo demais em algumas situações, o que já deu origem a alguns memes (4 autos por fight).

Qual foi o melhor conselho que já recebeste em relação à tua jogabilidade?
Não me lembro de algum conselho que tenha sido mais importante, levo todas as críticas que recebo com seriedade e procuro sempre analisar as suas razões e tentar melhorar esses aspetos.

Tens algum ídolo ou alguém que aspires ser?
Relativamente ao League of Legends, gosto bastante do estilo de jogador que o Rekkles, ADC dos FNATIC, é, e especialmente a mudança que ele teve na forma de jogar este ano, coisa que eu próprio gostava de conseguir fazer um dia.

Diz-me dois fatores que crês que contribuem para as tuas boas performances nos últimos jogos.
Muita experiência em equipa, já jogo constantemente em competitivo em equipas há praticamente 3 anos, e para além disso, o facto de tentar sempre melhorar a equipa e a mim próprio.

O que pensas que ainda te falta para seres um melhor jogador?
Penso que ainda tenho muito que aprender, especialmente a um nível mais alto de competitividade, o que apenas se consegue com tempo e esforço, e para além disso, ultrapassar a barreira de passividade que me tem segurado durante demasiado tempo.

Se te pedisse um defeito e uma qualidade de cada teammate teu, como os descreverias?
Demacia: nunca traz uma atitude negativa e responde sempre de uma maneira positiva com quem trabalha sendo, no entanto, demasiado leviano com alguns assuntos o que o inibe no seu desenvolvimento pessoal.
Davey: motivado e focado, embora o seu ego por vezes o afete negativamente em situações que deveriam ser irrelevantes.
Xaky: incrivelmente bom individualmente, mas a maneira como encara jogos que não estejam a correr-lhe bem pessoalmente nem sempre é a correta, embora tenho melhorado bastante desde a última vez que joguei com ele, no ano passado.
Plasma: bastante bom mecanicamente e com um conhecimento de jogo bom para quem tem tão pouca experiência em equipas. O seu defeito é provavelmente o modo como encara os jogos quando está a jogar Soloq, onde poderia aproveitar mais o tempo que gasta lá.

Normalmente as pessoas com quem converso nestas entrevistas, falam de alguns objetivos que têm. No teu caso, quais são os teus sonhos?
Profissionalmente, pretendo acabar o curso em que estou neste momento, embora não tenha nenhum sítio específico onde sonhe trabalhar.
Um sonho que sempre tive seria jogar este jogo ao nível profissional da LCS, mas a minha prioridade sempre foram os estudos, daí provavelmente o sonho ser muito difícil de alcançar, pois não se pode ter tudo o que queremos.

Depois das contas feitas, a FTW poderá então ser uma das equipas que irá defrontar os playoffs na Lisboa Games Week. Como te sentes na possibilidade de voltar aos palcos da LPLOL?
Ainda não estamos 100% assegurados nos playoffs, mas sinto-me feliz por voltar aos palcos principais, já me sinto bastante confortável quando vou a torneios e tenho saudades do ambiente e adrenalina que esses eventos proporcionam.

Gostavas de deixar alguma mensagem a quem te segue ou à equipa que atualmente representas?
A todos os meus fãs e da FTW em geral, obrigado por todo o apoio e prometo que nunca vou parar de trabalhar para alcançar os meus objetivos e da equipa, e dar o máximo para finalmente trazer o caneco para casa.

Agradecemos ao André pela disponibilidade para a realização desta entrevista e esperamos que lute na concretização dos seus objetivos.

Podem seguir o Afm no Twitter.
Podem seguir a For The Win esports no Facebook e no Twitter.


Top