Breadcrubs
Há males que vêm por bem
single

Terminados os dois qualificadores que davam acesso ao Relegations da Moche LPLOL, deram-se assim por encerradas as hipóteses de entrada na Liga para este 2º Split. No primeiro qualificador, três equipas foram apuradas e como é habitual fomos conversar com um jogador de cada uma das equipas apuradas. A minha escolha caiu sobre Pedro “waisLrgn” Meira dos Exceed 9k Alpha, que nos falou da equipa e do seu percurso ao longo dos qualificadores e nos deu a conhecer melhor o que esperar da mesma para o Relegations.

Olá Waislrgn, obrigada por tirares um pouco do teu tempo para falares connosco sobre estas provas de fogo que foram os Qualifiers. Antes de mais, conta-nos um pouco da história da equipa, como se juntaram, há quanto tempo estão juntos e como foi o processo de preparação para os dois qualificadores?
A equipa ficou com o plantel que viram no primeiro qualificador, mais ou menos 3 semanas antes do mesmo. Tudo começou quando o core da equipa que jogou nos qualificadores (FeelMyDuck, MrJökeR, DP19 Ninja) jogou contra mim numa scrim há uns meses atrás. Entretanto, como o top deles deixou de ter disponibilidade e para além de gostarem de me ver jogar, já conhecia alguns deles pessoalmente, convidaram-me para me juntar à equipa. Posteriormente, houve uma troca do anterior de ADC pelo Figos e assim ficámos com a equipa para o Mountain Qualifier.
Relativamente à preparação, treinamos mais para o Mountain do que para o Cloud. Para o 1º treinámos 4 dias por semana, em que fazíamos 2 blocos de scrims, enquanto que para o 2º não fizemos qualquer preparação.

Quando saiu finalmente a bracket para cada qualificador estudaram cada equipa que poderia jogar contra vocês, ou apenas se concentraram no que praticaram e mantiveram-se fiéis à estratégia da equipa?
No Mountain Qualifier foi mais complicado, porque parecia que a equipa não tinha confiança em seguir as calls. Não havia uma voz líder que se destacasse, como houve no Cloud, e isso fez toda a diferença.
Para o Cloud, com a aquisição do novo top, o Anime Mains, como ele já tem muita experiência na scene e sabe dar calls, ele próprio nos disse que não nos precisávamos preocupar com nada a não ser o nosso gameplay e fazer os nossos drafts. Houve inclusive jogos em que estávamos atrás e conseguimos voltar ao jogo, pois bastava-nos seguir o que ele dizia. Com a experiência dele ninguém pensava duas vezes.

No Mountain Qualifier progrediram bem na bracket, mas acabaram por perder a final da winners contra uma equipa da mesma casa, os Exceed 9k PRIME. Já tinham jogado contra eles antes e sabiam que ia ser difícil, ou não sabiam o que esperar deste confronto?
Ficámos um pouco desiludidos por termos perdido, porque durante a semana tínhamos treinado contra eles, e não é que eles não fossem bons, mas sabíamos que se nós fizéssemos o nosso jogo venceríamos.

Ainda poderiam ter hipóteses, mas na losers avançaram antes os Edge Effect. Como reagiram quando destruíram o vosso Nexus e tinha terminado para vocês o Mountain Qualifier?
Extremamente mal, porque nós tínhamos ganho a essa mesma equipa na winners e fomos perder logo quando era decisivo. Acho que o jogo devia ter sido nosso, mas jogámos muito a medo e num qualificador destes tem de se jogar como se treina, sem medo de dar as calls. No fim do jogo, estávamos com a típica azia, porque nós já lhes tínhamos ganho e sabíamos que podíamos ter feito muito melhor.

Ainda haveria mais uma hipótese no fim de semana seguinte. Como foi a semana antes do que seria a vossa última oportunidade de entrar na Moche LPLOL, o Cloud Qualifier?
Tirando o soloQ, não treinámos nada. Não foi premeditado, estávamos de facto ainda cansados do qualificador anterior, pelo que a vontade para jogar não era muita, mas foram surgindo problemas pessoais, ou atrasos no trabalho que nos impossibilitaram de jogar juntos. Mas, olhando agora em retrospetiva, até foi melhor, porque fomos com a cabeça mais descansada para o qualificador, apesar do receio presente de não termos treinado nada tínhamos muita vontade de jogar e após a vitória dos dois primeiros jogos ficámos mais confiantes.

No Cloud Qualifer avançaram somente com vitórias, mas não foi tudo um mar de rosas, pois não? És top laner, mas neste qualificador tiveste de fazer a vez do mid. Como correram estes jogos ao teres de jogar um role diferente do que andavas a treinar?
Quarta-feira o nosso mid disse que estava com problemas de hardware e tivemos nesse mesmo dia de arranjar um substituto, que acabou por ser um top laner, o Anime Mains.
Mas foi engraçado trocar de role, porque eu desde que jogo competitivamente já tinha jogado 3 roles e digamos que este foi mais um para o currículo. Foi um pouco complicado quando joguei contra jogadores mais experientes, mas como já estou habituado a estar sob pressão, nos primeiros 5 min ainda pensava que o jogo podería correr mal, mas acaba sempre por passar e até achei que consegui ir bem contra jogadores que já jogavam a role desde a season 4, como aconteceu contra o Akali que não o deixei dar snowball. O resto foi deixar a equipa carregar e acho que fiz o meu trabalho da melhor maneira que podia. Já tenho alguns anos de experiência e sei que o jogo de equipa é mais importante que o trabalho na lane ou as kills individuais, por isso limitei-me a farmar e seguir as movimentações da equipa.

Apesar dos imprevistos correu tudo bem. Até à equipa que vos ganhou na final da winners no Moutain Qualifer, os Eceed 9k Prime, ganharam. Vocês iam melhor preparados desta vez?
Pode dizer-se que sim. Nós não treinámos nada, mas como o nosso top laner viu todos os nossos jogos do qualificador anterior e analisou-os, identificou as nossas falhas e isso proporcionou a nossa melhoria, mesmo sem termos treinado juntos. Houveram jogos no primeiro qualificador em que andávamos perdidos, mas o Anime Mains fez-nos melhorar o mid game e terminar os jogos muito mais facilmente. As análises dele aos nossos jogos anteriores, em conjunto com o seu shoot calling fizeram toda a diferença para a nossa prestação pudesse melhorar e conseguirmos ganhar.

Qual dos qualificadores achaste mais difícil?
Acho que o Mountain foi mais difícil, principalmente por não termos ainda um shoot caller, como já referi. Sem querer tirar o mérito às equipas, este foi muito mais fácil, porque a muitas delas falta-lhes o conhecimento básico do macro play e nós tínhamos um top laner que percebia muito disso e nos dava as indicações necessárias com calma durante o jogo, o que nos deu vantagem em relação aos adversários. A entrada do novo top laner, também melhorou a atitude dos jogadores, principalmente do jungler, que anteriormente desmoralizava se o jogo começasse a correr mal, mas como o Anime Mains mantinha-se sempre calmo e seguro de que conseguíamos dar a volta, isso contagiava a equipa toda. Também havia da nossa parte uma melhor adaptação da estratégia durante o jogo consoante o decorrer do mesmo, quando comparado com outras equipas, visto que a maior parte delas não adaptava o seu macro play de acordo com desenvolvimento do confronto.

Disseste que o roster ia sofrer alterações? Vais continuar a jogar no mid?
Não, [risos] graças a deus não, já que não de todo é a minha melhor lane! O ninja não pode jogar o Relegations por causa da idade, o FeelMyDuck também não se sente muito confiante em jogar, porque acha que ficamos na 2ª Divisão, mas ainda não sei se vai jogar. Para já o que sei é que mudámos o jungler e o mid. No  Top ou ficará o Anime ou ficou eu, ainda estamos a decidir, porque ele tem muito mais experiência do que eu.

Conseguiram qualificar-se para o Relegations. Quais são os teus pensamentos sobre o mesmo? Alguma previsão?
Sem querer ser muito arrogante, penso que o pior cenário possível será o terceiro lugar. Para mim há 2 grandes equipas, os W74 e os Why, que provavelmente não vamos encontrar a menos que eles percam, pois estão na metade de cima da bracket. No nosso primeiro jogo, tendo em conta que como é bo1, poderão haver surpresas. Esperamos ser melhores no primeiro jogo e passar logo para o bo3. No bo3, podemos sofrer uma surpresa, mas acho que não nos conseguem levar 2 jogos. Quanto a previsões, no jogo dos Why vs Prime dou o jogo aos Why e penso que jogarão no bo3 contra os Omega. Se for este Bo3 que prevejo acontecer, será um bo3 muito interessante. Quanto ao jogo do Estoril contra a Teodosius, sei que as pessoas estão expectantes pelo Estoril, mas eu conheço alguns nomes na equipa adversária e acho que vão ganhar o Bo1 devido à experiência dos jogadores. No Bo3 que se segue ou serão os W74 a jogar contra a Teodosius ou seremos nós. No entanto, independentemente equipa que passe, a equipa derrotada, a nossa ou a dos W74, em principio deverá ganhar tudo na losers.

Algum comentário final?
Queria agradecer ao chipi por ter dado fill quando pode e por ter ajudado a equipa a jogar. Agradecer também à nossa manager Miss e às pessoas que nos apoiam e vêm os nossos jogos e pedir que continuem a vê-los jogos na 1ª da Divisão da Moche LPLOL, pelo menos é o que eu espero [risos].

Pode dizer-se que esta equipa passou por algumas adversidades, mas ao que parece há males que vêm por bem e a mudança de última hora no roster foi um dos grandes contributos para esta conseguir superar os obstáculos e estar onde muitas equipas ambicionam competir a nível nacional. O WaisLrgn está confiante relativamente a este Relegations e não nos resta mais nada a não ser acompanhar o Relegations e confirmar se as suas previsões estarão corretas.

Podem assistir a esta última etapa antes da 1ª Jornada da Moche LPLOL na Twitch, no Meo Kanal 303030 ou na Sapo.

Podem seguir o WaisLrgn através do seu Twitter.


Top