Breadcrubs
Do Desconhecido Para a 1ª Divisão!
single

A segunda equipa a conseguir o apuramento para a 1ª Divisão do 2º Split da Moche LPLOL foram então os w74 (agora conhecidos como Boavista FC eSports). Uma equipa recém-formada que se mostrou invencível no Relegations e que demonstrou que vai estar cá para lutar por uma boa classificação na Liga. Fomos falar com o José “Akro” Lucas, o top laner da equipa e um rookie na liga, sobre a prestação da mesma até ao momento.

Olá Akro! Obrigado por teres aceitado o meu convite. Antes de começarmos, gostava que fizesses uma pequena apresentação sobre ti.
Ola! O meu nome é José Lucas, sou conhecido por Akro, tenho 22 anos e vivo no Porto.
Jogo LoL desde o fim da Season 3, sendo que me dedico apenas à top lane. desde o fim da Season 4. A competitividade sempre foi algo que me atraiu, adoro a competição e a cada X que ia subindo, maior era o gosto. Comecei a jogar mais intensamente/competitivamente quando tentei entrar nos qualificadores do 1º Split com uma outra equipa que tinha na altura, mas que infelizmente não se conseguiu apurar. Agora, por volta de julho recebi uma proposta por parte do nosso owner, à qual não pude ficar indiferente, pois não tenho dúvida que será uma grande oportunidade para mim.

Como surgiu a formação da equipa? Há quanto tempo jogam juntos?
A formação da equipa ainda não está totalmente fechada. Este período de Agosto é sempre complicado e competimos no qualificador e no Relegations sempre com vários jogadores de férias. A ideia é ter um grupo de 10 jogadores para que possa haver mais qualidade a nível de treino. Não houveram oportunidades para treinarmos muito e como equipa não estamos há muito tempo juntos. Há jogadores que já jogaram juntos, como é o caso do Reativo e do blizz, mas os restantes são todos jogadores com vontade de evoluir e com experiências e visibilidade diferentes. A verdade é que este projecto centrou-se nas vantagens que o treino dá a um jogo como este e não á organização em si. Hoje em dia, já várias ou até a maior parte das equipas portuguesas contam com treinadores e com uma estrutura, mas ainda há muitas equipas feitas por jogadores e equipas sem a devida orientação, como era a nossa. Penso que este projecto mostra como também é importante ter pessoas na gestão e orientação das equipas.

Reparei que no Twitter referiste que achavas que a tua performance foi fraca no qualificador que disputaram, mas mesmo assim chegaram ao Relegations. O que achas que te correu menos bem e que melhoraste para o Relegations?
Sim, de facto não foi das melhores performances que tive. O facto de ter estado 2 semanas de férias, sem poder jogar, foi provavelmente o grande motivo para essa performance, mas sabia que isso não iria ser um obstáculo.  Afinal de contas, temos que confiar na nossa equipa não é? Além disso, o facto de jogarmos contra jogadores mais experientes e fortes ajuda na qualidade da equipa, mas também aumenta a pressão. O facto de ser um dos  jogadores menos experientes e menos habituados a estes torneios também me fez sentir algum tipo de pressão, que me terá induzido a muitos erros.

Como se prepararam para o Relegations em relação ao treino em equipa e treino individual?
Para o qualificador a preparação correu melhor, porque tivemos mais tempo para treinar em equipa, apesar de termos tido alguma rotatividade, foi melhor que a preparação para o Relegations. Nesta fase final, não nos foi possível realizar muito trabalho em equipa, por termos muitos elementos longe de casa e acabámos por dar prioridade a algum treino individual, algum trabalho de análise e também à preparação dos drafts de acordo com os adversários e as nossas limitações.

Conseguiram derrubar facilmente todas as equipas que defrontaram e apurar-se com 2 vitórias para a 1ª Divisão. Como avalias a vossa prestação? Quais foram as vossas maiores dificuldades?
A prestação no Relegations foi boa no geral. Muito sinceramente, não acho que tenham havido dificuldades. Tínhamos jogadores bastante experientes, como o reativo o blizz e até o pure kiddo que tem evoluído bastante… Era só uma questão de fazermos o nosso trabalho individual e seguir as calls, visto que as maiores decisões estavam sob responsabilidade do reativo.

O que esperam para este Split? Das equipas presentes, qual delas acham que vai ser o maior desafio para vocês?
Sinceramente, acho que não vamos poder ter grandes expectativas. O grupo terá como prioridade o crescimento e evolução da equipa e irá procurar mostrar essa evolução ao longo da Moche LPLOL. Penso que não seremos candidatos aos primeiros lugares e vamos tentar, antes de mais fazer bons jogos.

E quem achas que é o top laner que te vai causar mais dificuldades?
Isso é relativo, sou um jogador que presa bem pelo adversário e sei que atualmente qualquer top laner da 1ª Divisão tem mais experiência do que eu. Sei que ver as coisas como elas são é uma excelente qualidade, significa que sei respeitar o adversário, mas nunca duvidando das minhas capacidades, aliás… se há alguém que devemos respeitar, é a nós próprios. Contudo, sem dúvida que o Truklax é um top laner que respeito bastante e apesar de ter um estilo de jogo diferente tenho como objetivo poder superá-lo.

O sorteio das jornadas ocorreu recentemente, e ficaram então a saber que iriam defrontar os Exceed 9K Omega na 1ª jornada ao vivo em Picoas. Qual é a tua previsão para o jogo que se aproxima?
Como tinha dito antes, confio em mim e na minha equipa… se perdermos, fica a experiência , se ganharmos resta-nos continuar assim. No entanto, acredito na vitória!

Outra questão que os nossos leitores se colocam, é o facto da tua equipa estar também apurada para a Superliga da Bitzer, e face à regra de exclusividade, tiveram que optar por uma liga, neste caso a LPLOL. Porque recaiu aqui a vossa escolha?
Alguns jogadores optaram pela Moche LPLOL, outros pela Superliga. A vantagem de não estarmos presos a nenhuma organização, é que tivémos a liberdade para escolher. Claro que não foi fácil e preferíamos ter podido jogar as duas ligas. Este grupo de trabalho continuará a treinar e a trabalhar junto, mesmo que ligado a organizações diferentes e com objectivos diferentes. Penso que no meu caso a Moche LPLOL era mais importante, por poder ganhar mais experiência e ter um desafio maior devido aos adversários que irei encontrar, nomeadamente na top lane.

O que significa para ti qualificares-te para a Moche LPLOL?
Mais do que um objetivo pessoal, uma oportunidade de evolução, que é tudo o que procuro de momento. O meu sonho é sem dúvida poder fazer disto vida e para isso é necessário evoluir mesmo muito, não podem haver limites.

És portanto um novo jogador na scene, não sendo muito conhecido pela maior parte. O que podemos esperar do Akro para este Split?
Mais do que tudo, bom ambiente. Acredito que tanto eu como a minha equipa temos a capacidade de trazer surpresas a nível de gameplay individual e até mesmo estratégico, mas principalmente a nível de evolução. Certamente que haverão alguns erros, mas de certeza absoluta que iremos evoluir desde a primeira jornada até à última.

O que esperas da experiência de estar pela 1ª vez em num palco da Moche LPLOL? É  tua 1ª vez a competir em LAN? Como imaginas que será a interação com público?
Sim. É algo que estou bastante inquieto para que aconteça. É um sinal de que estou a conseguir atingir os meus objetivos passo a passo e acredito que vá ser uma sensação bastante agradável. Já competi outras vezes em LANs, nomeadamente LANs de universidades, ligas, torneios, entre outras, logo não vai ter tanto impacto, mas sim, é sempre alguma pressão a mais. Acredito que vamos ter um bom ambiente em Picoas e se estiver tão bom como no ISMAI Legends vai ser muito emocionante!

Podes revelar-nos se tens algum objetivo pessoal/ sonho nos esports?
Sim, eu gosto muito de estabelecer objetivos “simples”, passo por passo, e uma vez que já entrei na Moche LPLOL agora é meu objetivo e ambição é chegar aos 3 melhores top laners de Portugal, algo que acredito bastante que consiga para ser sincero. O meu sonho é sem dúvida fazer disto vida e poder internacionalizar-me.

Como os nossos leitores puderam reparar no decorrer desta entrevista, estão então a representar um clube que decidiu agora apostar nos eSports. Queres falar-me um pouco sobre esta alteração?
 O facto de ser um clube desportivo com a história do Boavista é sempre uma felicidade para quem realmente quer ver isto crescer. O facto de poder entrar neste projeto deixa-me sem dúvidas muitos feliz e com mais vontade de evoluir e poder representar o clube. Se estou à altura, é questionável. se acredito que vou estar à altura? Não duvido. Acredito em mim e na minha evolução, sei que irei acabar por dar o meu contributo, dedicação e paciência e acredito no sucesso assim. Obviamente que vou sentir pressão, estou a representar algo importante, o que faz com que erros básicos tenham de desaparecer, mas mais uma vez, acredito em mim e toda a minha equipa e staff para me ajudarem nesse caminho.

Alguma mensagem que gostasses de deixar a quem te segue ou à tua equipa?
Gostava de agradecer ao grupo de trabalho que tornou possível o treino regular e esta qualificação. A verdade é que se não fosse a estrutura de treino esta equipa, não poderia existir…. Quero agradecer também a todos os que depositaram a sua confiança em mim e na minha equipa e oxalá não os decepcione!

Agradecemos ao Akro pelo tempo que disponibilizou para a nossa entrevista e esperamos que consiga lutar pelos seus objetivos. 
Podem seguir o Akro no Twitter.
Podem seguir o Boavista FC eSports no Facebook.


Top