Breadcrubs
Apresentação Oficial Moche LPLOL 2017
single

Esta noite, a direção da Liga Portuguesa de League of Legends, agora conhecida por Moche LPLOL, apresentou os planos para a nova temporada, que se aproxima rapidamente. As grandes novidades da noite foram a introdução da 2ª Divisão à competição, o acréscimo de mais duas paragens ao vivo e o tão esperado regresso à Twitch.

A conferência começou com o destaque da nova parceria com o Moche. A Liga Portuguesa de League of Legends já tem o seu historial de trazer novas marcas para o mercado dos eSports e a entrada do Moche no circuito competitivo digital é sem dúvida um passo importante para o desenvolvimento do mercado nacional. A parceria do Moche com a LPLOL trouxe ainda um tarifário novo, destinado aos fãs de League of Legends, que segundo a organização da LPLOL trará também vantagens aos fãs nos eventos da Liga. A Moche LPLOL aproveitou ainda para anunciar que a Red Bull e a Alientech renovaram as suas parcerias, e assim sendo continuam a apoiar a maior prova de League of Legends em Portugal, e declarou ainda que novas parcerias estão a ser debatidas e poderão ser anunciadas num futuro próximo.

No geral, o formato da Moche LPLOL mantém-se muito semelhante ao do ano passado, com a exceção da introdução da 2ª Divisão. A Moche LPLOL terá dois Splits, e uma Grande Final, com o acesso à prova a ser discutido através de Qualificadores Abertos e do Relegations. Este último terá uma importância maior, uma vez que apurará duas equipas para a prova principal e as restantes seis equipas para a 2ª Divisão. Também confirmada está a utilização do sistema de 10 bans, em vez dos tradicionais 6, à imagem do que se tem visto nas principais competições de League of Legends.

Quanto ao calendário da prova, o primeiro Split da competição já foi anunciado. Os dois primeiros Qualificadores têm data marcada para 17 e 31 de março, com o Relegations a ser disputado no dia 15 de abril. As provas serão disputadas na plataforma Battlegrounds da Riot Games e terão as suas inscrições abertas a todo o público brevemente, uma vez que os anteriores limites de Elo foram retirados aos requisitos.

O primeiro evento ao vivo também já tem data marcada. O aumento em dois eventos inclui as jornadas inaugurais de cada Split, que serão disputadas com as oito equipas presencialmente em Lisboa. Mais novidades sobre os eventos serão partilhadas brevemente no site da Moche LPLOL. No entanto, com as jornadas inaugurais a serem jogadas ao vivo, a Moche LPLOL acaba assim com os já habituais Super Weekends, que por norma abriam a prova e os Splits.

Por outro lado, mantém-se a tradição de transmitir todos os jogos da prova, incluindo os da 2ª Divisão, que serão disputados durante a semana, entre as jornadas da divisão principal. Todos os jogos poderão ser acompanhados na Twitch, em twitch.tv/lplol, e posteriormente no YouTube. Porém, o regresso à Twitch vai mais além da transmissão dos jogos. A organização da Moche LPLOL pretende utilizar as subscrições do canal de streaming como um meio de crowd funding, para que a comunidade possa dar a sua contribuição ao prize pool de 16.600€ da competição, contribuindo com 1€ por cada subscrição do canal. Adicionalmente, a Moche LPLOL terá ainda um sistema de recompensa para os espectadores, integrado no passatempo Teetobola, através do qual os espectadores receberão pontos, que poderão usar em passatempos e trocar por artigos e equipamento de eSports, na plataforma que será lançada brevemente.

As restantes novidades vieram na gestão do plantel das equipas. Os contratos entre jogadores e equipas na Moche LPLOL passaram a ser obrigatórios, mas também foi diminuído o número mínimo de jogadores de 7 para 5, mantendo-se o máximo de 10 jogadores no plantel. Mais importante ainda, é permitida pela primeira vez na história da LPLOL a inscrição de jogadores estrangeiros na prova, sem a necessidade de residência em Portugal. Com o país a exportar talento nacional para o estrangeiro, a direção da prova acredita que faz sentido permitir às equipas também poderem importar talento. O plantel das equipas terá ainda de ser submetido 24 horas antes dos jogos e a Liga impossibilita ainda a participação de jogadores que estejam inscritos em ligas apoiadas pela Riot Games.

Por fim, as equipas viram a sua vida um pouco mais complicada não só na gestão do plantel, mas relativamente à sua presença no geral, uma vez que seguindo as normas das ERL’s, as equipas foram proibidas de terem mais do que uma equipa em prova por organização na mesma divisão. Além disso, foi ainda imposto um critério mais apertado no seu branding, especialmente em termos de logótipo e naming da equipa. Para compensar, a Liga atribuiu um novo estatuto às equipas de Academia, ou Equipa B, permitindo uma troca facilitada entre equipas da mesma organização, que estejam a disputar tanto a Moche LPLOL, como a 2ª Divisão.

A sessão terminou com um reforço de que a Moche LPLOL continua a ser a única liga para equipas profissionais a ser autorizada e apoiada diretamente pela Riot Games e que esta continua muito satisfeita com o desenvolvimento do League of Legends em Portugal. As novidades no que toca à Moche LPLOL ainda não terminaram, e mais novidades serão anunciadas no decorrer da prova, principalmente no que toca ao apuramento de equipas para competições internacionais através da Moche LPLOL.

A Moche LPLOL arranca assim com a sua pré-época no dia 17 de março, com o primeiro Qualificador, o Moche LPLOL Infernal Qualifier, e inicia oficialmente o primeiro Split no dia 29 de abril, em Lisboa! Para mais informações estejam atentos ao site em: www.lplol.pt!


Top