Breadcrubs
A Grande Surpresa do 1º Split
single

Começa a parecer tradição da Liga Portuguesa de League of Legends haver uma equipa nova capaz de surpreender os seus adversários na prova. Se os Doxa Gaming foram a revelação no 2º Split de 2016, tendo chegado aos Playoffs logo no Split em que entraram em jogo, então não há dúvidas que a equipa sensação deste 1º Split de 2017 foi a XD Omen by HP.

Com um começo algo atribulado, com os Exotic Gaming e os Doxa Oppai a não conseguirem o seu apuramento no primeiro qualificador, a XD Omen by HP conseguiu finalmente o seu spot no Relegations do 1º Split através do Ocean Qualifier, tendo apenas perdido um jogo contra os Why E-Sports. No entanto, se haviam dúvidas quanto à qualidade da XD, as dúvidas desapareceram no Relegations, quando a equipa eliminou a Team Razer, despromovida da edição anterior da LPLOL, e teve finalmente a sua vingança frente aos Exotic, carimbando assim a sua subida à 1ª divisão da Moche LPLOL.

O arranque da Liga também não foi o mais suave para a equipa da XD. Em Picoas, não foram além de um empate contra os seus rivais Exotic, e na 2ª jornada a jovem equipa teve de lidar com os campeões em título, os K1ck eSports Club. Apesar disso, tal como na fase de apuramento, a XD mostrou que queria melhorar o seu jogo e isso foi notório logo na 3ª jornada, quando arrancaram a sua primeira vitória frente aos Electronik Generation, causando uma das maiores surpresas da Liga, e isolando-se no 4º lugar da prova. A partir daí, a XD apenas perdeu para as equipas que terminaram à sua frente na tabela, obtendo vitórias em todos os outros jogos, e garantindo o 4º lugar e o acesso aos Playoffs do 1º Split.

Para conhecer melhor esta equipa e o seu percurso, a Moche LPLOL falou com o Fábio “Sinistro” Cuco, mid laner da equipa, e o Miguel “Duke” Alves, AD Carry.

Boas pessoal! Antes de começarmos a entrevista querem-se apresentar aos nossos leitores?

Sinistro: Boas sou o Fábio Cuco tenho 19 anos, vivo em Aveiro e sou D1/Master. Comecei a jogar League of Legends na Season 1, foi algo que começou apenas como um jogo between queue de outro jogo que jogava na altura, mas depressa me despertou interesse tanto pela competitividade que havia em cada jogo, como pela diferenciação de todos os outros jogos que já tinha jogado.

Duke: Boas o meu nome é Miguel Alves, tenho 20 anos e sou de Santa Maria da Feira. Estou neste momento em D2 e comecei a jogar League por volta da Season2. No início apenas jogava com amigos e para passar o tempo, mas isso mudou há cerca de ano e meio, quando tive a minha primeira equipa. Foi aí que o jogo realmente me despertou interesse quer pelo sentimento de evolução, quer pela competitividade entre jogadores e equipas.

O vosso apuramento foi uma das surpresas deste 1º Split da Moche LPLOL. Era o vosso objetivo desde o início chegar até aqui? Ou foi a vitória frente aos EGN que vos fez acreditar que seria possível?

Duke: Tivemos sem dúvida uns percalços iniciais, mas que nos abriram os olhos e nos ensinaram a nunca desrespeitar o adversário.
O objetivo sempre foi ficar nos primeiros 4 lugares e apesar de sabermos da dificuldade do objetivo, tínhamos confiança que o poderíamos atingir e a vitória contra os EGN apenas aumentou a nossa ambição.

Sinistro: No papel o objetivo realmente era ficar top 4 na fase regular, mas sabíamos que iria ser um objetivo extremamente difícil de atingir, no entanto através do esforço de cada um de nós e da constante disponibilização de ferramentas da nossa organização conseguimos cumpri-lo. Quanto à vitória frente aos EGN, fomos super motivados para o jogo, visto que não tínhamos nada a perder enquanto underdogs dessa série, e com as nossas clássicas pocket picks tudo é possível.

Apesar das primeiras performances não terem sido as melhores, como no primeiro qualificador ou na primeira jornada, a vossa equipa nunca foi abaixo e apresentou-se sempre mais forte nos desafios seguintes. Qual é o segredo para essa evolução tão grande em tão curto espaço de tempo?

Sinistro: Não há realmente nenhum segredo no meio disto tudo, apenas conseguindo conciliar as responsabilidades pessoais com as responsabilidades como equipa em si fez com que tudo isto trouxesse resultados positivos, nunca apontámos o dedo a ninguém seja pelo que fosse, assumíamos as derrotas como equipa e sempre tentámos aprender com os nossos erros e acredito que provavelmente se não tivéssemos falhado o primeiro qualificador e tivéssemos tido uma prestação tão tremida na 1ª jornada não estaríamos tão fortes quanto nos mostramos no da fase regular final do Split.

Duke: Penso que isto não é segredo nenhum. O ambiente de uma equipa é algo de enorme importância na sua evolução e acho que isto foi algo que tivemos desde o início. Sempre tivemos o à vontade para falar do que estava a correr mal e de como corrigir os nossos erros como equipa.
Queria também salientar que a nossa equipa não é composta por 5, mas sim por 7 pessoas que se esforçam todos os dias para conseguirmos alcançar os nossos objetivos!

As únicas derrotas da vossa equipa foram exatamente contra as equipas que vos esperam nos Playoffs. Acham que essas equipas estão atualmente num nível superior ao vosso, ou já se submeteram a mais um treino intensivo para poderem lutar de igual para igual com elas?

Sinistro: Houveram algumas alterações recentes em algumas equipas presentes nos Playoffs e acreditamos que essas alterações podem ter influência positiva nos resultados que pretendemos alcançar nos Playoffs.

Duke: Somos sem dúvida, os underdogs dos Playoffs, mas isso apenas tira a pressão de cima de nós e a coloca ainda mais no adversário. Temos confiança nas nossas capacidades e sabemos do que somos capazes, e queremos mostrar isso no ISMAI.

O vosso primeiro jogo nos Playoffs será contra os Doxa Gaming. Na fase regular, a Doxa venceu de forma bastante convincente por 2-0. Mas desta vez não há GodsCloud para os Doxa! Será que poderemos ver mais uma surpresa para a XD? Como pensam lidar com este jogo e qual acham que será o resultado?

Duke: Apesar de achar que não há grande diferença de skill entre o Void e o GodsCloud, penso que a entrada do Void mudou imenso o estilo de jogo da equipa em geral e isso é algo que nos dá alguma vantagem na série. Vão ser jogos renhidos, mas sei que vamos ganhar.

Sinistro: O Gods era sem dúvida alguma uma parte crucial da equipa dos Doxa, não querendo tirar mérito ao novo top laner deles, mas o estilo de jogo tanto de um, como de outro são completamente diferentes e achamos que podemos tirar vantagem disso. O Godscloud conseguia ter sempre um impacto enorme no mapa e fazer com que o nosso plano de jogo mudasse completamente e agora sentimos que estamos numa posição muito mais proativa sem ele presente na equipa e por isso apostaria na nossa vitória, mas ainda assim penso que serão series renhidas.

Sendo assim, quais são os vossos objetivos para estes Playoffs? Onde querem, e onde acham que vão chegar?

Duke: É obvio que todas as equipas do evento querem alcançar o primeiro lugar. Queremos acima de tudo mostrar que somos uma equipa a temer e não apenas uma low tier team, como muitos pensam.

Sinistro: Acho que qualquer uma das equipas presentes nos Playoffs tem como objetivo ganhá-los e isso não é exceção para nós, temos completa confiança no esforço de cada um de nós, queremos mostrar que não somos apenas mais uma equipa presente na Liga, mas a primeira equipa que se qualificou para a primeira divisão e que no seu primeiro Split conseguiu atingir o 4º lugar apurando-nos assim para os Playoffs.

Quantos Barons acham que o Own3rTcam será capaz de roubar nestes Playoffs?

Sinistro: Questiono-me constantemente porque é que os junglers adversários ainda levam smite, por isso diria todos.

Duke: Tantos quantos tentar. Logo isso não depende do Own3r, mas do número de leashes que receber.

E quais as vossas previsões para o resto dos Playoffs? Quem acham que vai levar a taça para casa?

Sinistro: Apenas há duas certezas nestes Playoffs, uma é a FTW já estar na final, a outra é que o Own3r vai roubar pelo menos um Baron ao Colega em cada jogo nessa bo5.

Duke: Os FTW são os favoritos ao título, mas sei que o nosso jogo contra eles vai ser bastante close.

Bem, resta-nos então desejar boa sorte à vossa equipa! Antes de terminar, querem deixar alguma mensagem para os vossos fãs?

Duke: Queria agradecer a toda a gente que nos tem vindo a apoiar ao longo da Liga e que continuem a apoiar os esports em Portugal, porque sem vocês isto não seria possível! Duke: Vamos ao ISMAI para mostrar tudo o que temos e espero que nos apoiem! See you there!

Sinistro: Apenas quero agradecer a todos os nossos fãs que nos têm vindo a dar mensagens de apoio nas redes sociais, assim como no Twitch chat sempre que jogamos e que esperamos vê-los todos reunidos com cartazes e a gritar por nós nestes Playoffs. Esperem umas séries sangrentas da nossa parte e não jogos aborrecidos à espera do erro do adversário, por alguma razão existe uma diferença de no mínimo 20 kills entre mim e os restantes jogadores da Liga.

Esperem umas séries sangrentas da nossa parte e não jogos aborrecidos à espera do erro do adversário, por alguma razão existe uma diferença de no mínimo 20 kills entre mim e os restantes jogadores da Liga.

Podem seguir os XD Omen by HP nas redes sociais em:

Podem seguir o Sinistro nas redes sociais em: 

E o Duke em:

A XD Omen by HP terá o seu 1º encontro dos Playoffs no dia 8 às 14:00 frente aos Doxa Gaming, não deixem de acompanhar seja ao vivo no ISMAI ou em casa pela Twitch, Meo kanal, ou no Facebook do Moche.

 

 


Top