Breadcrubs
A Caminho do Relegations
single

Com o fim de mais um Split da Moche LPLOL, vemos mais duas equipas juntarem-se ao Relegations, onde irão decidir o seu futuro na competição. Desta vez, Why E-Sports e Grow uP eSports foram as equipas que ficaram nos últimos lugares da tabela, juntando-se assim aos Hexagone eSports e ao Estoril Praia E-sports, equipas que têm a oportunidade de subir da 2ª divisão.

Para saber o que pensam as equipas sobre a etapa que os espera em agosto, falámos com o António “Fintinhas” Lisboa, treinador dos Why, e João “Ildur” Sobral, manager da divisão de League of Legends da Grow uP.

Fintinhas, tendo a equipa dos Why sido a quarta equipa a ser classificada através do Relegations do 1º Split, aproveitando a saída da Team Alientech, muitos já esperavam que os Why não conseguissem manter-se na primeira divisão. Achas que existe realmente um gap entre a tua equipa e as restantes, ou foram os contratempos que surgiram, que acabaram por ditar o destino dos Why?

Fintinhas: Depende das equipas claro. Existem sempre gaps e, como já tinha tido oportunidade de dizer noutra entrevista, o nosso objetivo não era propriamente tentar superar os gaps, por agora. Penso que fizemos bons jogos com o lineup principal e foi pena não termos conseguido transformar algumas vantagens de early game em vitórias. Houveram 3 jogos em que estivemos mais de 4k de gold à frente e que acabámos por perder, 2 deles davam 3 pontos, que se transformaram em 1 por alguma inexperiência nossa e excesso de zelo durante o mid game. Além disso, sim também tivemos alguma incompatibilidade de horários, o que nem sempre é fácil de gerir.

Ildur, desde o início da Moche LPLOL, os Grow uP sempre foram uma das equipas mais sólidas, tendo garantido sempre um lugar nos Playoffs, com exceção dos dois últimos, em que a equipa abdicou do lugar. Contudo, descer de 4º para 8º, ainda foi uma queda considerável. O que se passou?

Ildur: Um lineup completamente novo, uma mudança total no corpo de gestão do League of Legends, e um avanço considerável na profissionalização das outras equipas. Todos esses fatores contribuíram para esta dificuldade. No entanto, houveram também outras condicionantes, como decisões disciplinares e arbitrais controversas, que condicionaram a equipa e impediram o normal desenrolar da competição. O nível de jogo apresentado não corresponde ao lugar alcançado, jogámos de igual para igual com todas as equipas, mas o nosso nível de macro ainda não está suficientemente desenvolvido para fecharmos todos os jogos, caso o tivéssemos feito, facilmente estaríamos no top 4.

Antes de regressarem à ação, temos o intervalo de verão, e com ele a abertura da janela de transferências. Podemos contar com alterações dos lineups das vossas equipas, ou irão apostar no mesmo plantel?

Fintinhas: Ainda é cedo para dizer. De uma maneira geral à partida gostava de manter toda a gente, mas não sei se será possível! Vamos ver!

Ildur: O plantel irá sem dúvida sofrer alterações, no entanto não é certo que as alterações se verifiquem ao nível da equipa titular. O roster irá ser expandido.

O Relegations, e a possibilidade de descerem de divisão assustam a equipa? Ou sentem-se confiantes no regresso à divisão principal?

Fintinhas: Para já ainda nem pensamos nisso! Ainda faltam muitos dias e as noites são "dark and full of terrors"!

Ildur: Ainda falta muito tempo, muitas alterações podem ainda acontecer, mas nada assusta a equipa, os resultados são produto do trabalho que se realiza, e se trabalharmos bem não haverão dúvidas em relação à manutenção.

As equipas dos Hexagone e Estoril fizeram ambas um Split quase perfeito na 2ª divisão, tendo terminado invictas. Ambas parecem cheias de vontade para chegar ao Relegations e surpreender. Acham que serão adversários de peso, ou concordam, tal como o Holz comentou, que estas equipas ainda não estão ao vosso nível?

Fintinhas: Eu não era espectador assíduo dos jogos da 2ª divisão, vi apenas as séries dos White Dragons. No entanto, conheço mais ou menos a equipa do Estoril e espero sinceramente que eles consigam chegar à primeira divisão, desde que não seja à nossa custa! Em relação ao nível, não sei dizer, nem quero especular.

Ildur: Acompanhei toda a segunda divisão e praticamente todos os jogos. Penso que os Hexagone têm uma equipa muito sólida, com uma bot lane muito forte. Os EPE fazem do conjunto a força, mas penso que ainda estão um pouquinho atrás do nível da primeira divisão.

Antes de mais um Relegations ainda virão mais dois qualificadores: Mountain e Cloud! Acreditam que possam haver novas equipas perigosas a surgir, ou serão as equipas da 2ª divisão a maior ameaça?

Fintinhas: É possível haverem, até porque há bons jogadores por aí e boas organizações, como a Alientech, que podem ter interesse em jogar o 2º Split.

Ildur: Há sempre novas equipas a surgir, e desde que tenham uma base sólida, serão sempre uma ameaça.

Antes de terminarmos, querem deixar uma mensagem aos fãs das vossas equipas?

Fintinhas: Obrigado pelo apoio e pelos memes!

Ildur: As pessoas que seguem os uP sabem a forma como trabalhamos e como olhamos para as dificuldades. Voltaremos sempre mais fortes!

 


Top