Breadcrubs
Resumo do Rift Challenges Bilgewater
single

Segundo a antevisão feita pelo Filipe “Varzoc” Borges, as equipas mais fortes deste primeiro qualificador da LPLOL seriam: For The Win eSports, FTW Prinfor, EGN Humble e EGN Presistence GT. Terão elas provado a sua força no Summoner’s Rift? Façamos uma revisão do que se passou neste primeiro fim de semana de qualificações.

O primeiro qualificador da LPLOL 2016 começou com o jogo dos Turning Point Team vs WG Storm of Snakes. Enquanto os Turning Point Team foram rápidos nas picks notando-se que tinham uma estratégia definida, os WG Storm of Snakes deram prioridade à pick do Malphite. Já os Turning Point apresentaram champion picks muito fortes, com uma composição bastante equilibrada com peel, damage e iniciação.

O jogo começou logo muito intenso, pois aos 36 segundos as equipas defrontaram-se no river 5 para 5 acabando num First Blood a favor do mid laner, Linkuh dos Turning Point Team, que matou o suporte WG Forninx.

No early game, os Turning Point conseguiram manter a pressão em todas as lanes e tinham aos 4 minutos uma vantagem de 1000 de gold, o que começava a ser problemático para os Snakes.

Aos 12 minutos o jogo dá uma reviravolta quando os Storm of Snakes soltam toda a sua agressividade e vimos dois confrontos explosivos, na bot e na mid lane, que proporcionaram uma igualdade em kills no marcador e uma vantagem em gold para os Storm of Snakes.

Os Turning Point, descontentes com essa vantagem, reapostam e gankam a bot lane conseguindo uma troca de 3 por 1 a favor deles.

Aos 26 minutos os Turning Point já tinha Baron e vantagem em gold.

Foi um jogo intenso, mas que estagnou para os Snakes a partir do gank ao bot com a trade 3 por 1 em que o marcador ficou 9 – 7 para os Turning Point.

A partir desse momento a equipa Turning Point jogou muito melhor o mapa e os Snakes já não conseguiram desafiar o poder dos Turning, que tinham uma composição de late game, ficando cada vez mais difícil para os Snakes darem a volta ao jogo.

O jogo terminou com a vitória para os Turning Point por 22 a 9, sendo assim os primeiros vencedores do qualificador.

Como segundo jogo tivémos os FTW Breakers Vs Team Regnum.

Foi um início de jogo muito conservador por parte de ambas as equipas, apenas protegendo as entradas da jungle, sem haver um first blood nos primeiros segundos.

Este aconteceu antes aos 4:05 minutos na top lane, com o FTW Gongas, a arriscar demais resultando assim numa kill para o WaisLrgn.

Os Team Regnum a adiantaram-se aos 5 minutos de jogo quase com uma diferença de 1000 de gold, mantendo pressão nas lanes e tendo um jogo coeso. Mas apesar de tudo, ainda foi evidente alguma falta de comunicação por parte da Team Regnum, devido a dois roams bem sucedidos dos mid e top laners dos FTW SkyBreakers.

No entanto, a coordenação e rotação da equipa melhoraram, e aos 18 minutos a Team Regnum, já tinha destruído as primeiras torres de cada lane, enquanto os FTW SkyBreakers pareciam estar a jogar ao ritmo que os Team Regnum ditavam.

As macroplays dos Team Regnum verificaram-se superiores às dos FTW SkyBreakers que aos 30 minutos tinha já um Baron e o 2º Dragon o que possibilitaria a limpeza das restantes torres.

Ao irem atacar a torre do inhibitor do mid o RGN Silva deu engage no JX Karoq com o seu ultimate e a equipa Regnum entra nos domínios  dos FTW SkyBreakers para apoiar o seu jungler. Este engage resulta numa team fight em que o suporte e o ADC dos SkyBreakers morrem e a torre e o inhibitor do mid são destruídos. A pressão não terminou por ali e ainda levaram a torre da bot lane.

Depois de irem à base os Team Regnum conseguiram apanhar o FTW Gongas na Top lane, seguindo-se os seus colegas que o tentaram ajudar. Com os jogadores todos mortos a equipa Team Regnum conseguiu destruir a torre do Top e o 2º inhibitor, acabando o jogo poucos minutos depois.

Foi uma boa performance por parte dos Team Regnum que apesar de não terem tido team fights com grandes vantagens, foram acumulando vantagens ao longo do jogo pouco a pouco, que se traduziu nesta vitória para a equipa.

Para os quartos de final passaram também: For The Win eSports, We Feed for Rps, EGN Humble, FTW Prinfor, Team wAveless, EGN Persistence e FTW Twitch.

No jogo dos EGN Persistence vs FTW Twitch notou-se que os FTW Twitch estudaram os seus adversários, fazendo picks inteligentes, mas os EGN Persistence tinham também uma team com muita mobilidade devido à Quinn e à Nidalee.

O First Blood deu-se aos 6:30 para o ASC Max que mata o Top Laner dos FTW Twitch, VTFL.

Um momento único neste qualificador foi, sem dúvida, uma spear que apareceu do nada do FDR Kozodoi (Nidalee) que deu shut down so Figos que tinha acabado de fazer uma quadrakill.

A estratégia de poke team dos Persistence foi muito boa, mas deviam ter acabado o jogo mais cedo. Quanto mais tempo os Twitch foram prolongado o jogo, mais tempo deu para a equipa ficar mais tanky e ser menos afetada pelo poke dos Persistence.

A partir do momento que os Twitch conseguiram aguentar o poke dos adversários o jogo virou, terminando assim numa vitória para os FTW Twitch.

Nas meias finais o formato foi Bo3 e começou com o confronto entre os For The Win eSports e os EGN Humble.

First blood aos 8 minutos para o FTW Kyuuga quando o Rytchey é gankado por 4.

Os FTW no início estavam mais passivos, mas perceberam que tinham de passar a ter um jogo mais agressivo. Esta alteração verificou-se com 2 baits no Baron, o último que acabou por ser muito bem executado, tendo resultado numa team fight que foi quase Ace.

A mudança de estratégia permitiu ganharem terreno no mapa, terminando com a sua vitória no 1º jogo por 14 a 7.

No segundo jogo os FTW começam de forma agressiva invadindo a jungle inimiga que acaba em 2 kills para os EGN, uma para a Smoochile e outra para o Patrao2d.

Apesar de alguma falha de controle de waves por parte dos FTW, estes terminam o 2º jogo com uma vitória de 2 a 14, passando para a final dos Qualificadores.

No jogo FTW Prinfor Vs FTW Twitch houveram algumas fights a favor dos Twitch, mas os Prinfor conseguiram Baron e aproveitaram para puxar torre e inhibitor do mid. Ao mesmo tempo o Kozodoi esta em split push e consegue inhibitor do bot para os Twitch.

Aos 34 os Prinfor invadem a base dos Twitch conseguindo uma quadrakill para o Prinfor Liffx e acabam com o Nexus vencendo por 20 a 6.

No segundo jogo houve uma substituição por parte dos FTW Twitch, que em nada os abalou, havendo até uma reviravolta que resultou numa vitória, ficando as duas equipas da mesma organização empatadas.

No terceiro jogo decisivo, os Prinfor voltam à carga dominando o jogo.

Numa tentativa de Baron por parte dos Prinfor estes acabam por não o fazer quando os Twitch aparecem para o contestar, mas conseguiram quatro kills que lhes permitiu entrar na base dos Twitch sem haver resistência.

Nesta jogada conseguiram o inhibitor do mid e destruir as torres do Nexus.

Minutos depois há uma team fight na base dos Twitch resultando em duas kills para os Prinfor que acabam o jogo vencendo por 20 a 10.

A equipa garantiu o seu lugar junto dos For The Win eSports nas finais e no Relegations.

Depois dos jogos da looser brackets a equipa que saiu para as finais foi a EGN Humble que assegurou também o seu lugar no Relegations.

O fim de semana terminou com a final para decidir o seeding das equipas For The Win eSports, FTW Prinfor e EGN Humble.

No confronto entre as duas equipas da FTW, os For The Win eSports sairam vitoriosos jogando posteriormente com os vencedores da looser brackets, os EGN Humble. Este jogo acaba com a vitória dos For The Win eSports, ficando estes assim com o primeiro lugar, os EGN Humble com o segundo e os FTW Prinfor com o terceiro.

Para mais informações sobre o Rift Challenges #1: Bilgewater, podem consultar a página do torneio na ESL.

Parabéns às equipas qualificadas, e a melhor da sorte no Relegations do 1º Split!

Para todas as outras, o próximo qualificador já está a aberto! Não percam o Rift Challenges #2: Shurima, na ESL!


Top