Breadcrubs
Anúncio Oficial LPLOL 2016
single

Foi na passada sexta-feira que a organização da Liga Portuguesa de League of Legends confirmou que a segunda edição se irá realizar este ano, mas não sem sofrer um vasto conjunto de alterações e algumas novidades.

As maiores alterações, terão sido sem dúvida a diminuição das equipas que participam na LPLOL de dez para oito, e a utilização do formato dividido em dois splits, cada um com os seus playoffs, e um sistema de pontuação que irá posteriormente apurar as melhores equipas para as grandes finais. A liga continuará a ser maioritariamente online, apenas com os playoffs e as grandes finais a serem jogadas ao vivo, mas com esta alteração a organização prevê um calendário menor, e mais acessível às equipas.

Segundo o calendário em cima, poderemos contar com 6 fins-de-semana de liga para cada split, e mais um para cada playoff e grande final, contabilizando assim um total de 15 fins-de-semana para a competição.

Quanto aos acessos, as novas equipas que queiram participar na LPLOL terão que participar nos dois qualificadores que irão ser anunciados brevemente. Os três primeiros qualificados de cada qualificador serão então postos à prova noutro torneio, o “Relegations”, onde o 7º e o 8º lugar na edição passada, nomeadamente os Heav7n Sev7n e os Why eSports estarão à espera dos novos concorrentes. Este torneio será double-elimination, e apenas os dois primeiros do “Relegations” se qualificarão para a LPLOL. Caso alguma das 6 equipas já presentes abdique da sua vaga este ano, a organização irá buscar as novas equipas ao mesmo “Relegations”. Caso falhe uma equipa, irão apurar o 3º classificado, caso falhem duas, o 4º, e por aí adiante.

Para o acesso ao segundo split, as coisas serão bastante parecidas com mais dois qualificadores, mas onde desta vez se apuram apenas os dois primeiros para o “Relegations” desse mesmo split. Uma das grandes novidades, serão os “Power Rankings”, que por sua vez irão apurar as duas equipas que faltam para “Relegations” do 2º split.

Os “Power Rankings” são uma das grandes novidades da LPLOL. Este ranking consistirá em 6 torneios abertos à comunidade onde todas as equipas, menos as que jogam na LPLOL, podem participar. Desta forma, a organização da LPLOL pretende estimular a comunidade, dar oportunidade às equipas mais amadoras, e abrir a porta a novas oportunidades para aparecer novo talento nacional no League of Legends. Estes torneios servirão também para ver o estado da “scene” nacional, e estudar a possibilidade da criação da segunda divisão da LPLOL. Segundo a organização, se estes virem muitas equipas participarem de forma recorrente e consistente, a criação da segunda-divisão poderá ser uma realidade já para o segundo split.

O que aparentemente veio para ficar foi o “lock” dos jogadores e a janela de transferências, apesar da organização ter decidido aumentar o número de suplentes para 10. Desta forma, cada equipa terá obrigatoriamente que inscrever sete jogadores, mas podendo inscrever até dez, o que permitirá a cada equipa ter um substituto para cada posição do Summoner’s Rift. No entanto, e como já foi na edição passada, cada equipa terá a possibilidade de transferir dois free agents durante cada split, e três jogadores ou free agents durante a janela de transferências, sendo um free agent um jogador que não tenha participado em nenhum jogo da LPLOL. No caso de haver alguma transferência extra de jogadores durante os splits, cada transferência custará à equipa 2 pontos.

Outra alteração ainda neste ponto, será a clausula de rescisão dos jogadores sem contratos, que deixará de ser calculada pela LPLOL e sim atribuída pelo treinador ou capitão de cada equipa consoante o orçamento dado pela própria LPLOL. Uma das novidades, foi ainda a possibilidade de inscrição de jogadores estrangeiros, o que não era permitido o ano passado, desde que estes tenham residência oficial em Portugal.

A terminar, a organização reiterou o impacto que os defaults tem não só na Liga, mas como no espectáculo, no staff e nas próprias equipas que querem jogar, e apontou que este ano todos os defaults terão uma penalização de 15% do prémio final, e que ao terceiro default a equipa fica automaticamente desqualificada da LPLOL.

A organização apontou ainda que o regulamento não está totalmente finalizado e pode sofrer algumas alterações, mas deverá sair em breve, juntamente com o calendário final da LPLOL.

Por fim, resta-nos desejar boa sorte às novas equipas! Estamos ansiosos por ver novamente o melhor que o League of Legends nacional tem para oferecer!


Top