Breadcrubs
Antevisão Super Weekend 2º Split
single

1ª Jornada

For The Win eSports Club vs Team Alientech

A LPLOL abre então com este grande jogo entre FTW e Team AT, que promete ser um bom início de jornada, em que ambas estas equipas já mostraram que a qualidade dos jogadores em Portugal está sempre a evoluir. Sem tirar mérito aos restantes, destacam-se o Slayer e o Joo. Eles têm ajudado cada vez mais a sua equipa, seja em shotcalling, laning phase, ou presença, eles de facto estão a conseguir mostrar-se cada vez mais temíveis.

Passando às equipas no geral, no caso dos FTW a entrada de três jogadores novos: Define, Xaky e AFM. Na minha opinião, estes três jogadores possuem uma margem de progressão enorme. Neste momento, já são jogadores bastante conhecidos pela comunidade cada um pela sua qualidade elevada. Destes três, penso que o jogador que vai ter mais dificuldades é o Xaky, por causa da sua champion pool. Ele gosta bastante de jogar de Vladimir, mas o champion levou um ligeiro hit no early game e o Twisted Fate não está no meta. Considerando que é muito provável que o Kyuuga não consiga jogar esta jornada, os FTW ficam em maus lençóis, visto que Kyuuga é uma peça vital nesta equipa. De certa forma, ele é o combustível que coloca o motor a funcionar desde o começo do jogo.

Em relação há Team Alientech, contam com o regresso do FearlessS na top lane. Sim, a top lane neste momento está mais firme com a experiência que o Fearlesss trás. Irei dizer sempre o mesmo, neste tipo de ambiente competitivo, comparar skill level com X ou Y é pouco significativo, o que importa é se eles se conseguem adaptar ao estilo da equipa de maneira que exista boa comunicação e sinergia. Não sei qual foi acordo ou decisões que ocorreram na saída do Define e na entrada do FearlessS, mas provavelmente o FearlessS irá adaptar-se melhor á equipa. O AlternativeX e o Slayer a melhoraram bastante, com o AlternativeX a ter um pensamento mais inovador e a mostrar o seu Twitch que já causou marcas aos K1CK e aos FTW. 
Nada a dizer a cerca do Crusher e do Aziado, são jogadores bastante completos, notam-se pequenos erros, mas nada que não seja possível corrigir entre as séries caso aconteçam. O Crusher neste momento é Top 2 Jungler na LPLOL sem qualquer sombra de dúvida, o Aziado consegue ser o Top 1 Mid laner, se mantiver este nível, vai acabar por evoluir ainda mais.

Embora estas equipas tenham aumentado a sua qualidade, vou atribuir a vitória á Team AT pelo simples facto de os FTW terem a possível falta do Kyuuga mais a alteração de draft versus a consistência que se mantém na Team AT e a entrada do FearlessS.

Resultado: For The Win eSports Club 0 - 2 Team Alientech

uPRO vs Twitch Streaknation

Não quero fazer já suposições, mas penso que estas duas equipas irão disputar o 4º lugar este Split. Os Streaknation mostraram enorme qualidade ao longo dos LPLOL Opens, garantiram o seu lugar na LPLOL pela Winners Bracket dos Relegations, atingiram o rank de Challenger na ladder de Ranked Team e têm um enorme skill individual. A única coisa que falta é experiência na scene competitiva. Analisando jogos feitos nos LPLOL Opens, têm boa sinergia e são muito fortes na laning phase, de mid para late game. Contudo, tiveram alguns problemas de transição, que em ambientes mais competitivos seriam fortemente penalizados. Outra coisa que tenho de acrescentar é a prioridade de picks no draft, de resto têm tudo para fazerem frente aos uPRO.

Os uPRO perderam os dois carries, mas deram entrada ao LITMUS e ao Blizz. Vou apenas realçar que no caso do LITMUS sempre o achei um ADC de qualidade, mas tinha tido “azar” nas equipas em que estava. Sempre achei que ele tinha e tem potencial para equipas melhores e finalmente está numa equipa de potencial, que consegue jogar ao nível que ele merece. No caso do Blizz, o Ryze não está muito no meta, a Taliyah enquadra-se perfeitamente e pode ser que ele dê cartas com a sua Ahri. Ele tem mais de 60% Win Rate com estes dois champions., por isso sabe perfeitamente o que fazer. O XyzZy sempre foi um Top Laner de quem gostei, super calmo na laning phase e a ter algumas solo kills. Em relação ao Edwho, o meta neste momento enquadra-se bem nele, com os sustain supports a estarem em Top Tier, com a exceção do Trundle e Tahm Kench, como ele sempre teve na sua champion pool este tipo de supports penso que ele e o LITMUS vão ter uma bot lane muito consistente. Ainda falta o Reativo que para mim, é o jungler mais forte no early game. Penso que no blue side com a Rek’sai ele torna-se imparável e acredito que será o jogador a observar nesta série. Os uPRO têm um leque grande de jogadores e com a entrada do Worst, JJMC, Buqqake e Saint pode e deve existir rotatividade entre estes jogadores. Supostamente serão estes jogadores mais novos a jogar contra os Streaknation, são alguns jogadores com bastante experiência como o Buqqake e outros que são conhecidos pela comunidade como bons jogadores, mas com pouca ou nenhuma experiência competitiva.

Os uPRO vão ter um jogo difícil contra os Streaknation, que já mostraram que têm qualidade e que conseguem definitivamente chegar longe corrigindo os poucos erros surgirão. Duke e Chicomax conseguem ser uma bot lane agressiva. O Duke tem o seu Lucian e Jhin super fortes e o Chicomax com uma champion pool virada para o sustain, que de certa forma normaliza a agressividade, mas claro que tudo depende da composição da equipa. A Anivia do Silvestre é super forte e o mais certo é ser banida, porém, ele tem ainda o Viktor e a Cassiopeia na mira dele. Com o formato de Bo2 dá sempre para arriscar certas picks e neste caso falo da Riven do Kozodoi, não está no meta e provavelmente é uma cheesy pick no top que lhe poderá ganhar a lane. À excepção disso o Gangplank dele é super forte, mas duvido que passe na baning phase. A champion pool dele é relativamente grande, ele tem ainda Ekko, Rumble, Fiora, Olaf, Shen… 
A única coisa que poderá faltar é um Gnar, de qualquer das formas, a variedade de picks do Kozodoi pode ajudar na picking phase, se eles não tiverem uma Top Tier pick no Top aberta. Em relação ao Own3rTcam, também não se separa muito do resto da equipa, adapta-se bem ao meta, tem um bom early game, uma jungle route relativamente boa, joga super bem de Nidalee, Reksai e Lee Sin,  mas penso que consegue melhorar ainda a pressão nas transições das fases do jogo, exceto isso é um bom jungler.

É difícil, mas um fator super importante aqui será mesmo a forma como eles entram nesta primeira Split. Supostamente os uPRO irão jogar com os jogadores novos e por esta mesma razão os Streaknation levam a melhor pelo facto de estarem juntos há mais tempo tendo a uma coesão forte.

Resultado: uPRO  0 - 2 Twitch Streaknation

FTW Team Razer vs K1ck eSports Club

O segundo jogo de sábado conta com os Team Razer contra os K1CK. Para mim isto é muito fácil de analisar, os K1CK são sem dúvida uma equipa superior, têm uma troca de peso, mas acabam por complementar-se: saí o Kepe entra o Minitroupax. Basicamente, fizeram trocas entre os top 2 ADCs em Portugal. A única questão é ver se o Minitroupax se adapta a tempo aos regimes da equipa. Esta entrada vai provavelmente mexer com a equipa devido às diferenças do estilo de jogo e champion pool destes dois jogadores. Todos os jogadores mantêm a qualidade de sempre do princípio ao fim, mas ainda existe espaço para pequenas melhorias dos solo laners.

Do lado dos Team Razer, a equipa mantém-se igual, o que só prova que a sinergia entre eles vai estar mais forte do que nunca. A única coisa que quero ver destes jogadores é acompanharem e seguirem todas as plays e decisões feitas tanto pelo Kooshí, como pelo Nithien, que desde a 1ª Split que mostraram ser jogadores muito fortes e entre eles têm uma sinergia ridícula, mas penso que isso não será suficiente para derrotar os K1CK. Por esta mesma razão penso que os K1CK irão ganhar esta Bo2 sem muitos problemas.

Resultado: FTW Team Razer  0 - 2 K1ck eSports Club

Electronik Generation vs Doxa Gaming Prime

Os Doxa são uma equipa que surpreendeu, eu já conhecia o Scutt como jogador e relativamente pouco dos restantes e são mesmo uma boa equipa. Numa previsão dos vencedores dos Relegations eu disse que eles eram Top 4, mas que não conseguiam vencer aos Humble, no entanto conseguiram e vi jogadores, como por exemplo, GodsClouD e o CyberReborN a brilharem. Eles têm alguns erros nas macros, mas nas circunstâncias em que se encontram eles conseguem corrigir isso e bem, cuidado com os Doxa. Não pensem que o Scutt é o único que carrega nesta equipa, pelo que vi, qualquer um deles tem potencial de carry.

Do outro lado temos os Electronik Generation com a entrada do Cherrie e do Joni como os carries da equipa e o Pechoshev a carimbar o seu lugar como support. Penso que esta equipa vai ter uma boa sinergia com um fator random que nunca sabemos quando isso vai acontecer, que são as picks do Cherrie. Ele é um mid laner bastante completo, que consegue ter solo kills durante a laning phase e em late game, sabe bem o que fazer, seja a nível de posicionamento ou de decisões. De vez quando surge uma Cassiopeia, que agora está ridiculamente forte, ou até mesmo um Ziggs, que mesmo que não esteja no meta no late game tem um dano enorme. O Joni começou relativamente mal a Split passada pelos uPRO, estava um pouco apagado, mas no final da Split ele era um autêntico Deus e estava mesmo muito forte. Vamos ver se ele vai conseguir manter esse nível de como fechou a 1ª Split e começar em grande esta 2ª Split. O Inceneratus era o jungler com o 2º melhor KDA, ele é muito forte de Nidalee, tendo outras picks na manga como é óbvio. Um jungler bastante forte de início ao fim e com bastante experiência também. O Xaford também é um top laner de quem sempre gostei, durante a laning phase. Não acontece nenhum tipo de ação, ele guarda-se até chegar ao late e ser uma autêntica parede, porque normalmente ele não é aquele tipo de jogador que escolhe top lane carry champions, tirando o Gangplank. Por fim, temos o Pechoshev que toda a gente conhece e sabe o quão bem ele joga de Zilean e Bard. O meta não está tão bom para ele, mas penso que isso não irá de afetar o seu gameplay, porque ele teve mais do que tempo para se adaptar.

No final de contas, penso que a equipa dos Electronik Generation por enquanto, tem mais qualidade em todos os níveis e volto a dizer, neste tipo de ambientes a experiência tanto de jogadores como de equipa é soberana e o facto de eles terem perdido o Xaky e o AFM12 não vai alterar nada neste jogo.

Resultado: Eletronik Generation  2 - 0 Doxa Gaming Prime

Twitch Streaknation vs K1ck eSports Club

A análise dos jogadores já está feita no artigo de previsões anterior e visto que é a primeira jornada não existe muito mais a dizer. Em relação a este jogo, os Streaknation para já, ainda não têm o calibre ou experiência suficientes para derrotar os K1ck, mas espero que deem tudo por tudo para me contradizerem. Todas as lanes são mais fortes e provavelmente irá surgir diferença de gold logo nos primeiros minutos do jogo.

Resultado: Twitch Streaknation  0 - 2 K1ck eSports Club

2ª Jornada

For The Win eSports Club vs FTW Team Razer

Um jogo também relativamente fácil de analisar: os FTW encontram-se mais fortes do que nunca, mesmo com a perda dos antigos mid laners eles têm potencial para ficarem ainda melhores do que o que já eram. Os jogadores que ainda se mantiveram estão também a melhorar . A Team Razer ainda em crescimento, tem potencial para ir longe, mas para já, não têm ainda equipa para ganhar aos FTW.

For The Win eSports Club  2 - 0 FTW Team Razer

Team Alientech vs Doxa Gaming Prime

Mais uma vez, a análise dos jogadores está feita e este jogo é semelhante ao jogo dos Streaknation vs K1CK. Os Doxa são uma equipa cheia de potencial, mas recente e sem experiência contra os Team Alientech que jogam juntos há imenso tempo e que ficaram em terceiro lugar a Split passada. Claramente que o skill level, tanto individual como em equipa, sinergia e decisões são melhores a favor dos Alientech e por isso, eles deverão ter esta vitória sem problemas.

Resultado: Team Alientech  2 – 0  Doxa Gaming Prime

uPro vs Electronik Generation

Este será provavelmente o jogo mais difícil de analisar, porque ambas as equipas estão praticamente no mesmo patamar. O Cherrie e o Joni poderão ter alguma informação sobre o tipo regime que a equipa levava e táticas em que a equipa se focava mais ou outra informação que seja relevante. A única desvantagem que a equipa dos uPRO leva em relação aos EGN é o roster. Eles têm 10 possíveis jogadores no plantel em que poderá existir rotatividade entre jornadas ou até nas séries, mas, se os jogadores mais novos jogarem como tudo aponta para que assim seja nesta primeira jornada, atribuirei a vitória aos EGN.

Penso que os junglers vão ditar o ritmo destes jogos, basta o Inceneratus controlar o Reativo, que eles têm o jogo praticamente garantido, não precisa de ser super agressivo, basta saber sempre onde ele está e wardar a jungle route.

Resultado: uPRO  0 – 2  Electronik Generation

Resta mesmo é esperar pelos e ver o que estas oito equipas prepararam para este fim de semana de acção! Por isso não percam, amanhã às 21h, em directo no RTP Arena eSports, o arranque do 2º Split da Liga Portuguesa de League of Legends!


Top