Breadcrubs
Alterações ao Regulamento da LPLOL 2016 – 1 de Abril
single

Notícia Falsa de 1 de Abril!

A Liga Portuguesa de League of Legends é uma prova que aposta numa melhoria e crescimento do panorama nacional do League, estando em constante aprendizagem e evolução. Deste modo, e para as alterações serem agora, e não a meio da prova, o Comité de Arbitragem (CA) da LPLOL decidiu aplicar novas alterações e novas regras ao regulamento.

Defaults

Começando pelos defaults, um problema que foi mais evidente no final da Liga, e que ainda ocorreu nos qualificadores, a LPLOL vai a partir de agora aplicar as seguintes regras:

Para além da penalização de 15% do prémio final, a equipa que dá o default tem que pagar uma multa de 100€.

Os defaults são problemas frustrantes para todos, mas acima de tudo também para os casters e streamers que desmarcam a sua vida social para poder trabalhar na LPLOL. Esta coima será usada para compensar os mesmos, podendo assim sair à vontade noutro dia à sua escolha.

Em caso de default, a equipa vencedora terá que realizar um jogo contra 5 bots. Por cada morte da equipa contra um bot, esta perde 1 ponto na tabela classificativa.

Mais uma vez, os defaults também são frustrantes para os espectadores que esperam ver um jogo e acabam por não o ter. Deste modo, o jogo será realizado contra a A.I. do League of Legends, e para ficar mais empolgante, cada morte retirará um ponto na tabela. Esta regra trará sem dúvida bastante emoção ao jogo, mas confiamos que os jogadores da LPLOL serão certamente capazes de realizar os jogos sem perder pontos!

Picks e Bans

O League of Legends oferece uma pool bastante vasta de Champions para os jogadores escolherem. Achando que 3 bans não são suficientes para limitar as equipas adversárias, decidimos trabalhar em conjunto com a história do jogo para tornar os jogos tacticamente mais interessantes:

Champions que tenham uma relação de proximidade ou amizade dentro do jogo não poderão ser escolhidos pela equipa adversária. 

Exemplo: uma equipa que escolhe a Tristana, bloqueia automaticamente o Teemo para a equipa adversária. Igualmente, quem escolhe o Teemo, também bloqueia a Tristana à outra equipa. Em caso de ban isto ja não afecta, ou seja, se alguma banir o Teemo, a outra equipa pode escolher a Tristana. Outros exemplos incluem Caitlyn e Vi, Jarvan, Garen e Lux, Swain, Darius e Drave, entre outros.

Champions que tenham uma relação de inamizade dentro do jogo, não poderão ser escolhidos pela mesma equipa.

Praticamente o reverso da regra anterior, isto implica que champions inimigos não poderão jogar na mesma equipa. Exemplo: Uma equipa que escolha o Lucian, não pode jogar com o Thresh, e vice-versa. Outras duplas incluem Vi e Jinx, Azir e Xerath, Garen e Urgot, Kassadin e Malzahar, etc.

Estamos certos que estas novas regras irão abrir várias oportunidades para os treinadores da LPLOL explorarem tacticamente. No entanto, as regras novas regras de picks e bans não ficam por aqui. Jogadores que insistam em determinadas skins de Champions devem demostrar o mesmo fulgor na sua vida. Por isso:

Jogadores que pickem Explorer Ezreal, Chrome Rammus, Foxfire Ahri ou Safari Caitlyn, serão obrigados a usar esses browsers até picarem um novo champion.

Picks Disciplinares

A LPLOL vai utilizar também este sistema de picks para punir jogadores que tenham um comportamento mais tóxico durante o jogo:

Sempre que um jogador der leak/spoiler do resultado do jogo no chat da Twitch, tem que jogar de Teemo no próximo jogo.

Sempre que um jogador usar /taunt ou /laugh no jogo, terá que jogar de Galio na jungle, SEM SMITE, no jogo seguinte.

Ao longo da LPLOL mais regras deste género serão adicionadas. O Comité de Arbitragem está convencido que estas regras melhorarão o comportamento dos jogadores, bem como contribuirão para o uso de champions menos vistos na LPLOL.

Estas regras mantém-se ainda em conjunto com as regras anteriores. Tal como no futebol pode ser do interesse da equipa um jogador levar um cartão por uma falta mais táctica, aqui um jogador também poderá ser mais tóxico, para , por exemplo, jogar de Teemo e bloquear uma Tristana da outra equipa.

Fair Play

Ainda no tópico disciplinar, a LPLOL decidiu criar novas regras para promover o fair play:

Todos os jogadores que realizarem um Pentakill, serão escolhidos para a flash interview onde terão que pedir desculpas à equipa adversária, e admitir que só o conseguiram por sorte.

Esta regra vem de modo a não contribuir para egos gigantes, e para atenuar o sofrimento da equipa adversária que sofreu o Pentakill.

Para terminar este tópico, picks de Champions considerados OP, exigirão um comportamento semelhante ao superior, mas de forma mais criativa. Para já, o CA decidiu começar pela Soraka.

Uma equipa que pickar Soraka tem que gravar um vídeo a dançar o tango.

Acesso à LPLOL

Para ter a certeza que elevamos a qualidade dos jogos, este ano decidimos colocar dois novos requisitos para participar na LPLOL:

Ter uma Internet de fibra com pelo menos 100mbs.

Jogar numa máquina capaz de correr League of Legends a 144 FPS.

Apenas jogadores que cumprirem os requisitos acima, além dos que já existem, poderão ser inscritos na LPLOL. Com estes novos requisitos, esperamos reduzir as pausas por disconnects durante o jogo, bem como ter jogadores prontos para usufruir de monitores 144Hz.

Já a pensar no futuro, e para contribuir para a escolaridade e formação dos jogadores, iremos aplicar limites de escolaridade de acordo com a idade dos jogadores:

Jogadores com mais de 19 anos: 12º Ano;

Jogadores com mais de 23 anos: Licenciatura;

Jogadores com mais de 27 anos: Mestrado;

Para que todos estejam em pé de igualdade neste tópico, esta regra entrará em vigor apenas a partir de 2020. Através desta regra, queremos acabar com o preconceito de que os gamers não gostam de estudar. E ainda numa onda de acabar com preconceitos, a LPLOL tem uma oferta para os seus jogadores:

A LPLOL oferece aos jogadores uma subscrição no ginásio mais próximo da sua residência, durante o decorrer da Liga, para que estes estejam no seu melhor para os eventos ao vivo.

Para ter a certeza que os jogadores não perdem a motivação, duas novas regras vem com a anterior:

Um default na LPLOL implica o cancelamento da subscrição no ginásio.

Um “default” ao ginásio, implica escrever um guia para a comunidade.

Cláusulas de Rescisão

Ainda nos jogadores, algo que é sempre foco de muita discussão por parte do comité de arbitragem, é o valor de um jogador, principalmente num mercado como o nosso em Portugal. Desta forma, foram adicionadas duas novas regras à clausula de rescisão dos jogadores que participam na LPLOL:

Por cada MVP ganho, a cláusula de rescisão de um jogador duplica de valor.

A fórmula actual é apenas um método matemático de cálculo do valor de um jogador. Esta regra, irá contabilizar com os aumentos de performance do jogador, fazendo com que este vá sempre subindo de valor de acordo com o que joga!

A cláusula de rescisão para jogadoras do sexo feminino, é aplicada com a fórmula actual, vezes 10. Ou seja, valor final = valor cláusula * 10.

O sexo feminino ainda é uma minoria no mundo do gaming, por isso, achamos que esta fórmula dá o devido valor a todas as mulheres que pretendam competir na LPLOL!

Eventos ao Vivo

Entrando nos eventos Live, que serão três este ano, a LPLOL vem por este meio anunciar que:

A final do 1º Split será jogada na praia de Matosinhos.

Novamente numa onda de mudar o estereótipo dos gamers, e de inovar a cena do gaming nacional, a final do primeiro Split será jogada na praia de Matosinhos, onde os jogadores poderão apanhar um pouco de sol, e ter um pouco mais de vitamina D, receber um pouco de ar fresco e conviver com a natureza.

Ainda sobre os eventos live, as seguintes regras entrarão em vigor:

Não são permitidos facerolls durante os jogos.

Um jogador que seja alvo de “soladinha” deve-se levantar e fazer uma vénia, reconhecendo assim a sua vergonha, e a superioridade do adversário.

Os equipamento das equipas, deve contemplar uns calções, além das t-shirts/camisolas.

Com as seguintes regras, esperamos conseguir um maior engagement por parte do público, bem como ter as equipas ainda mais apresentáveis e mais animadas do que o normal.

Para finalizar os eventos live, e porque também gostamos de dar incentivos aos jogadores:

Acrobacias realizadas por jogadores em eventos live levarão a um aumento de 5% no prize pool da equipa.

O CA acha que todos os jogadores que contribuem para um aumento do espectáculo devem ser recompensados devidamente.

Para finalizar, existem ainda umas alterações gerais, que entrarão em vigor já para os próximos jogos:

É proibido roubar Baron ou Drakes, uma vez que roubo é um crime punido por lei.

Esta regra faz todo o sentido, não só porque enquanto competição oficial temos que cumprir a lei, mas também porque era extremamente frustrante para uma equipa, ter mais de 90% do trabalho e ver a recompensa ir para a equipa adversária.

A Liga será jogada num patch à frente do actual.

Todos os jogadores e espectadores conhecem o League of Legends como ele é, na sua versão oficial. Assim, para contribuir como jogos mais empolgantes, tácticas novas e efeitos surpresas, decidimos mudar todas as variáveis jogando na patch futura. Estamos ansiosos por ver como os treinadores e jogadores se irão comportar neste ambiente.

As equipas relegadas terão que vencer uma competição nacional de Dota 2, ou duas de Heroes of the Storm, para poder voltar à LPLOL.

Esta regra vem com o objectivo de castigar ainda mais as equipas que não conseguem manter-se na LPLOL, bem como ajuda-las a recuperar a sua honra, e promover uma variedade maior de equipas na LPLOL. Esperamos que com este incentivo, e sabendo o que os espera (espera sendo a palavra-chave) nas outras scenes, as equipas lutem com toda a sua força, em todos os jogos da LPLOL.

Apenas serão transmitidos a primeira jornada da Liga, e os Playoffs.

Para proteger a integridade desportiva da Liga, abdicaremos de quase toda a sua transmissão em directo. Gravaremos os jogos, e colocaremos os VODs disponíveis apenas e só no final de toda a competição. Para não prejudicarmos os viewers, transmitiremos a primeira jornada, para dar um “cheirinho” daquilo que será a LPLOL 2016, e transmitiremos os playoffs, para que todos saibam quem venceu a competição! Por isso, não percam em Dezembro, toda a LPLOL no nosso canal doYouTube!

Assim concluímos as alterações ao regulamento da LPLOL 2016. Estamos convictos de que estas regras contribuirão para uma Liga e espectáculo melhor, bem como o crescimento do panorama de League of Legends, e quem sabe, Counter-Strike: Global Offensive, Hearthstone, StarCraft 2, Dota 2, Tetris, em Portugal, França, Espanha, TUDO!


Top